A comemoração do dia "D" da leitura na Escola Municipal Domingos Barreira Amorim vai ocorrer nessa sexta-feira, 20. Esse ano a diretora Márcia Ponce, resolveu inovar realizando a "Gincana das Cores", atividade programada dentro do projeto "A melhor forma de reconstruir valores".
Segundo a diretora, meta é utilizar as datas comemorativas e fazer com que seja mostrado seu verdadeiro valor. "A Gincana das Cores foi criada justamente por ser época de carnaval. Mas, o que queremos passar aos alunos é educativo, dando enfoque para a parte cultural sem deixar de lado os informativos necessários, como prevenção as drogas e sexualidade", afirma preocupada com a didática a ser ministrada.
As atividades devem começar a partir dás 7h da manhã e a programação vai contar com: decifração de enigmas pedagógicos, leitura de livros paradidáticos, participação dos pais como leitores, dramatização de professores sobre contos de fada, paródias de histórias literárias cantadas por alunos, desfiles de máscaras e fantasias, pesquisa sobre a melhor e mais antiga marchinha de carnaval e ainda palestras ministradas pelos próprios alunos sobre como evitar transtornos durante a época.
Ao todo cerca de 300 alunos da escola que freqüentam o quarto, quinto, sexto e sétimo ano vão poder participar do evento. A escola que fica no setor Jardim dos Buritis pretende reunir alunos, pais e educadores em um evento comemorativo educativo envolvendo ainda a temática carnavalesca.
Outra escola do município que também deve comemorar o dia "D" da Leitura na sexta-feira, 20, será a Escola Municipal Antonio Almeida Veras localizada na Avenida Brasília região central de Gurupi.
Segundo a diretora Iralcilda Alves da Silva, as atividades vão ter início pela manhã no horário normal das aulas. "Estamos organizando um evento para que os alunos aprendam se divertindo. Isso deve fazer parte da grade curricular de qualquer escola. É incrível como eles apresentam um rendimento diferenciado com esse tipo de evento", comenta Iracilda entusiasmada.
O evento vai ser realizado para todos os alunos da escola, das séries iniciais da educação infantil até o ensino do EJA – Educação para Jovens e Adultos.
O tema do evento é o carnaval e entre a programação estão apresentações de poesia e outras atividades relacionadas à leitura.
A diretora Iracilda Alves ainda reforça que, "O objetivo é levar os alunos a conhecer mais a biblioteca e incentivar a leitura e aproveitar a época de carnaval para fazer algo mais criativo que envolva muita brincadeira e aprendizado", afirma.
Ensino Geral
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
FGV no Tocantins está com inscrições abertas para Curso de Liderança
Na IB Consulting/FGV a falta de tempo para estudar não é desculpa. O curso de...
-
Rede Estadual de Ensino começa aulas no Tocantins nesta quarta
Nesta quarta-feira, 1º, começam as aulas para 212.730 alunos das 558 escolas...