As instituições de ensino superior que ainda não aderiram ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) têm até a sexta-feira (27) para realizar o credenciamento. A adesão pode ser feita pelo site da Caixa Econômica Federal .
O processo selecionará as instituições aptas a participar do programa no primeiro semestre de 2009 e é específico para contratação de bolsistas parciais do PROUNI e bolsistas complementares. Participam desse processo seletivo as instituições de ensino superior que aderiram ao PROUNI.
A CAIXA esclarece que o estudante só poderá se inscrever se a sua instituição de ensino estiver cadastrada e validada no FIES e se ele estiver regularmente matriculado em curso de graduação. Para ter direito a contratar o financiamento, o bolsista deve finalizar o preenchimento da Ficha de Inscrição. O prazo é do dia 02 até 20 de março. O valor da mensalidade deve ser informado considerando inclusive a parcela coberta pela bolsa parcial do PROUNI, ou seja, deve-se informar o valor integral da mensalidade, deduzidos os descontos normalmente praticados pela instituição de ensino.
Antes de iniciar a inscrição, será necessário simular a evolução do financiamento para verificar o valor do saldo devedor e das prestações que serão cobradas. A inscrição só estará confirmada no processo seletivo FIES após o comparecimento do aluno na faculdade para a confirmação da inscrição. A divulgação dos resultados do processo seletivo para os bolsistas do ProUni será feita no dia 27 de março.
O Programa Universidade para Todos foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa. No primeiro processo seletivo, O PROUNI ofereceu 112 mil bolsas em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. Nos próximos quatro anos, o programa deverá oferecer 400 mil novas bolsas de estudos.
A implementação do PROUNI, somada à criação de 10 universidades federais e 49 novos campi, amplia significativamente o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades regionais. Desde a criação, em 1999, o FIES beneficiou mais de 500 mil estudantes. Hoje, são mais de 460 mil contratos ativos, um investimento de R$ 5 bilhões.
Fonte: Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal - Regional Tocantins