Artistas de todo o Brasil podem ser inscrever até o dia 30 de junho no edital público de seleção para o Circuito de Residências em Arte, Tecnologia e Educação do projeto Telinha de Cinema – ResTelinha.
O concurso foi lançado oficialmente neste sábado (28) pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, que realiza o projeto Telinha de Cinema em parceria com Vivo e a Petrobras. Os interessados devem apresentar projetos artísticos para serem desenvolvidos colaborativamente junto com jovens egressos do curso de vídeo de bolso do Telinha, além de acadêmicos de curso de educação, comunicação, arte e tecnologia. Para 2011 serão selecionados duas propostas.
A bolsa para o artista residente é de R$ 5 mil, além de R$ 1 mil para investimento e equipamentos e serviços. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço casadaarvore.art.br/edital-0032011/.
As propostas para o ResTelinha devem prever o desenvolvidas em oito semanas, período em que o artista selecionado residirá em comunidades atendidas pelo projeto Telinha de Cinema em Palmas e Goiania, capital de Goiás. Durante este tempo o artista deve compartilhar técnicas e tecnologias de produção artística com os participantes, além de seu processo criativo e seu repertório sócio cultural. Com isso os organizadores esperam facilitar o acesso de jovens da periferia, bem como a estudantes universitários, a experimentações artísticas através da apropriação de novas tecnologias.
As obras resultantes desta experiência serão apresentadas em forma de exposição, mostra, performance, circulando também por espaços não convencionais, como feiras, abres, praças e outros locais públicas das capitais que sediarão a atividade.
As residências artísticas contarão ainda com desdobramentos de experimentação pedagógica, onde os organizadores esperam estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras de construção colaborativa do conhecimento a partir das técnicas e tecnologias apresentadas pelos artistas. Para isso os participantes da residência serão responsáveis por ações de reaplicação das técnicas aprendidas em escolas públicas e entidades sociais de Palmas e Goiânia. Para isso os jovens contarão com o apoio da equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore para conceberem e executarem estas atividades.
Outro desdobramento do ResTelinha acontecerá no campo da educação à distancia. Durante as residências os artistas, em conjunto com os educadores e desenvolvedores da ONG, adaptaram o conhecimento artístico, pedagógico e tecnológico, transformando-os em mini cursos à distancia de formação de educadores. Os cursos contarão com módulos dedicados a tecnologias de educação, redes de aprendizagem e outros conteúdos voltados à pedagogia.