O Governo Federal, em parceria com as prefeituras de todo País, promove qualificação profissional para usuários do programa Bolsa Família, visando oportunizar o seu ingresso no mercado formal de trabalho. Agora, além da agência do Sine em Palmas, as inscrições estão sendo feitas nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, também conhecidos de Casa da Família.
De acordo com assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Wesley Ferro a intenção é qualificar o usuário do programa e também garantir a sua inserção no mercado de trabalho “Já há acordo com o empresariado local para absorção de pelo menos 40% dos participantes da capacitação, no mercado de trabalho”, destacou.
Através do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq), em Palmas são oferecidas 400 vagas para os cursos de pedreiro, mestre-de-obras, azulejista e eletricista, entre outros do setor da construção civil e também do setor de turismo.
Podem participar dos cursos os membros de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, acima de 18 anos, que tenham completado pelo menos a quarta série do Ensino Fundamental.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Maria Helena, enfatiza a importância desta iniciativa do Governo Federal, ressaltando que, além de uma perspectiva de emprego, o beneficiário ganha elementos importantes para seu desenvolvimento social como um todo além de melhorar a auto-estima.
A participação nos cursos não é obrigatória, portanto, os beneficiários não serão excluídos do programa Bolsa Família caso não participem.
Capacitação
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-