A ação faz parte do projeto “Rimas que Ensinam” desenvolvido pelo assessor da Educação de Jovens e Adultos, o cordelista Juarês Alencar Pereira. O projeto já existe há 3 anos e vem atendendo escolas estaduais, particulares e municipais da Diretoria Regional de Colinas, levando oficinas, palestras e apresentações. Nesta terça-feira, 28, a partir das 07h30, será a vez do Colégio Estadual Dr. Hélio, na cidade de Nova Olinda, receber o “Dia do Cordel”.
“A literatura de cordel é uma literatura popular de grande valor pedagógico, que possibilita o desenvolvimento de habilidades relacionadas à leitura e produção textual, além da ampliação do vocabulário e da musicalidade, o que a torna interessante e atrativa como metodologia em sala de aula. Trabalhar esse projeto é extremamente gratificante, porque podemos observar o interesse dos alunos. Em cada escola, em cada apresentação eles se envolvem e participam ativamente de cada atividade desenvolvida”, explicou o cordelista.
Resultados atestados pela responsável pelo Setor Regional de Desenvolvimento da Educação e Ensino Integral, Eliziane de Paula Silveira Barbosa. “Esta ação contribui com o melhor interesse dos alunos na aprendizagem de uma forma interdisciplinar, com aulas de Língua Portuguesa. Consequentemente, eles desenvolvem habilidades leitoras e escritoras de maneira prazerosa, significativa e crítica, pois este gênero textual tem a função social de entreter, criticar, relatar fatos heróicos e históricos”, afirmou.
As escolas que desejarem receber o projeto podem entrar em contato com a DRE de Colinas no telefone (63) 3476-7402. Mais informações também podem ser obtidas no blog do cordelista:.