De 27 de junho a 1º de julho, o Sebrae Tocantins promove ações de orientação e formalização com foco especial na sustentabilidade dos formalizados e na gestão de pequenos negócios.
Para quem deseja ser um empresário ou para aqueles que já se formalizaram, vem aí, de 27 de junho a 1º de julho, das 08 às 18 horas, a 3ª Semana do Empreendedor Individual. O evento tem o objetivo de contribuir para a redução da informalidade e busca levar informações e orientação sobre gestão para os empreendedores individuais (EIs) já cadastrados.
A programação da Semana do Empreendedor é uma ação de impacto promovida pelo Sebrae que acontecerá simultaneamente nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi e Colinas. Serão montadas tendas com uma estrutura diferenciada para atender os empreendedores individuais. Estão programadas palestras sobre como se tornar um EI e quais as vantagens dessa figura jurídica, e ainda, técnicos do Sebrae estarão disponíveis para prestar atendimento especializado aos participantes.
Durante a semana os empreendedores poderão participar, também, do Seminário do Empreendedor Individual, que será realizado na quinta-feira (30/06) nas referidas cidades, o qual discutirá algumas mudanças ocorridas na legislação, dentre elas a arrecadação dos tributos que caiu de 11 para 5% do valor do salário mínimo (545 reais), mudança essa instituída pela Medida Provisória 529 de 2011, publicada em 07/04 deste ano pela presidente Dilma Roussef. O EI conta com 442 atividades cujos trabalhadores podem se enquadrar e durante esta semana todos poderão tirar suas dúvidas e se formalizar. Os EIs precisam não só estar enquadrados dentro das categorias catalogadas, bem como ter uma receita bruta de até R$ 36 mil por ano. A formalização é feita gratuitamente, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). No Tocantins, mais de 12 mil empreendedores já se formalizaram, sendo que o Estado figura entre os dez que mais cadastraram empresários no país.
O evento prevê a mobilização de órgãos públicos e instituições parceiras na operacionalização do EI, além de instituições financeiras que oferecem produtos e serviços financeiros para esse público.
Perfil
Os dados mostram que no Tocantins as atividades que lideram as formalizações são cabeleireiros e vendedores de roupas e acessórios. As demais atividades em destaque no estado são donos de minimercados, mercearias e armazéns; lanchonetes, casas de chá, de sucos e afins; bares e afins; serviços ambulantes de alimentação; confecções sob medida de peças do vestuário; restaurantes e similares; obras de alvenaria e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar. Em relação ao sexo, os homens lideram as formalizações com 57%, mas as mulheres já são 43%. 73,49% exercem a atividade em domicílio e 33,32% estão situados na faixa etária de 31 a 40 anos e 26,84% de 21 a 30 anos.
Locais da Semana do Empreendedor Individual
Palmas - Estacionamento do Bradesco ao lado da Unicon
Araguaína – Praça da Bandeira
Gurupi – Próximo a Unirg
Colinas – Praça Central
Locais do Seminário do Empreendedor Individual
Palmas – Auditório do Tribunal de Contas
Araguaína – Auditório do Sebrae
Gurupi – Centro Cultural Mauro Cunha
Colinas – Sala do Empreendedor
EI no Brasil
O país possui cerca de 1,2 milhão de empreendedores individuais. O Sebrae trabalha para contribuir com a meta nacional de 1,5 milhão até o final de 2011. A previsão do secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, é de que em setembro ou até o início de outubro essa meta será alcançada.
Fonte: Ascom Sebrae