Depois do feriado de carnaval, os professores e merendeiros de Porto Nacional, selecionados para atuar no Projovem Urbano, tiveram uma segunda-feira diferente. O Secretário da Juventude, Ricardo Ayres ministrou uma palestra de boas vindas aos participantes, na sede do Centro da Juventude do município.
Na palestra, Ayres fez uma breve análise sobre a atual condição de vida dos jovens no Brasil. Além disso, ele também explicou como será o funcionamento do programa. “O Projovem veio para qualificar e fazer com que esse público, de condições difíceis, tenha a oportunidade de concluir os seus estudos”, ressaltou o secretário.
O gestor de juventude não se esqueceu de ressaltar que esse programa é de auxílio integral, por isso necessita de total esforço dos educadores. “Esse programa vem para quebrar o mito de que programas sociais são feitos apenas por assistência financeira, aqui nós estamos dando o peixe e ensinando o jovem a pescar”,explicou ele.
O Secretário também anunciou que os profissionais serão qualificados com técnicas de trabalho especificas. “A capacitação será realizada a partir do dia 16, vocês têm que saber como lidar com pessoas mais velhas que ainda não terminaram o ensino fundamental”, completou.
Ayres também falou sobre as políticas públicas que o Governo do Tocantins desenvolve para a juventude. “Hoje temos uma ação integrada do Governo que beneficia o jovem com inclusão digital, qualificação profissional e auxilio estudantil”, disse o secretário.
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, que no Tocantins é desenvolvido pela Sejuv - Secretaria Estadual de Juventude. Serão beneficiados jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o ensino fundamental e estejam em busca de uma qualificação profissional.
Serão oferecidas, inicialmente, três mil vagas espalhadas em oito municípios. Porto Nacional contará com 400 vagas. Além de qualificar, o programa também irá promover a elevação da escolaridade dos participantes. Durante todo o tempo de duração do programa, que é de 18 meses, eles receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 100.
Os jovens que queiram participar do programa, ainda podem realizar as suas inscrições nos Centros da Juventude ou nas escolas nos municípios de: Araguaína, Colinas, Guaraí, Miracema, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi e Formoso do Araguaia.
Os cursos foram escolhidos através de análise de demandas do mercado regional, respeitando também os dados do Perfil da Juventude 2006, por isso serão oferecidas atividades nas áreas de Vestuário e Construção Civil. A carga horária total é de 2 mil horas.
Além de Porto Nacional, os educadores de outros dois municípios também receberão a visita de Ayres hoje. Ele está em Paraíso desde as 15h e à noite, às 19h30, estará em Miracema.
Ensino Geral
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
FGV no Tocantins está com inscrições abertas para Curso de Liderança
Na IB Consulting/FGV a falta de tempo para estudar não é desculpa. O curso de...
-
Rede Estadual de Ensino começa aulas no Tocantins nesta quarta
Nesta quarta-feira, 1º, começam as aulas para 212.730 alunos das 558 escolas...