Graduação

Unitins implanta observatório do trabalho

As atividades produtivas formais serão foco de atuação do Obstra – Observatório do Trabalho, um projeto da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, parceira da Rede Unitrabalho. No primeiro momento, a área de abrangência será a região central do Estado, incluindo Palmas, e vai mapear as alterações que acontecem nos setores de indústria, comércio e serviços.
Segundo Alex Pízzio, coordenador desse projeto, o Obstra vai trabalhar com a base de dados do Ministério do Trabalho e da Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Pízzio explicou que diversos dados são agregados ao sistema, como gênero, perfil dos trabalhadores, faixa etária, escolaridade, tipo de atividades desenvolvidas, dentre outras. 

“Essa base dados permite desmembrar praticamente todos os elementos das contratações. Isso vai proporcionar um subsídio muito grande para fazer planejamento de políticas públicas, de desenvolvimento, de combate ao desemprego”, explicou o coordenador desse projeto.
A princípio serão seis professores atuando na interpretação dos dados coletados, que ficarão a disposição no site da Universidade. A perspectiva é que quando se estruturar todo o banco de dados da monitoração de atividades formais, o Obstra possa atuar também no mapeamento do mercado informal.

Fonte: Ascom Unitins


TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS