Tocantins

Lei Maria da Penha capacita multiplicadores em Palmas-TO

Cerca de 70 pessoas entre agentes de saúde, enfermeiros e médicos, participaram do curso de capacitação sobre violência contra a mulher, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 03, na Coordenadoria de Palmas, com Tema: “Lei Maria da Penha: Capacitando Multiplicadores”.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher, defensora pública, Wanessa Rodrigues, e pelo promotor, José Kasuo Otsuka, que atua na 4ª vara criminal. O objetivo do curso é disseminar a informação sobre a Lei Maria da Penha e tornar os agentes de saúde multiplicadores das informações e também divulgar o pape ldo Núcleo através da Defensoria Pública do Estado. “ Nosso objetivo é chegar até quem mais precisa, e essa capacitação nos possibilitou isso, já que quem está próxima da população são os agentes.” – acrescentou a defensora Wanessa.

Segundo o promotor Kasuo Otsuka a idéia da Defensoria Pública foi excelente “A iniciativa da Defensoria Pública de promover essa Capacitação é excelente, buscando parcerias com outros órgãos. Os agentes de saúde estão em contato com as pessoas diariamente, através da amizade, poderão orientar e divulgar a Lei Maria da Penha”, ressalta o promotor José Kasuo.

Para a agente de saúde, Francisca Rodrigues da Silva Rocha, a capacitação foi proveitosa. “Foi bem interessante, é uma forma de conhecer a Lei Maria da Penha e assim estaremos mais aptos a ser multiplicadores para orientar com mais segurança e conhecimento as pessoas que sofrem violência doméstica”, finalizou Francisca Rocha.

No mesmo evento, os participantes também receberam informações sobre o Ciapi - Centro Integrado de Atenção e Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa e sua atuação, ministrada pela assistente social, Letícia Luzia da Cunha.

Ainda nesta semana acontecerão os seguintes eventos:

Dia 04/03/09 (quarta – feira), às 9h, visita ao presídio feminino, entrega de doações, palestra, evento artístico que visa promover o bem estar social e emocional dessas mulheres que se encontram recolhidas à disposição da justiça, bem como em função do Dia da Mulher, inseri-las nesse momento de confraternização do qual fazem parte, cerceados por sentença que lhes tolheu a liberdade.

Dia 06/03/09 (sexta-feira), às 9h30, café da manhã na Coordenadoria da Defensoria Pública de Palmas, agradecimento pelas parcerias e divulgação dos eventos realizados, e homenagem ao Dia da Mulher. 

Dia 06/03/09 (sexta-feira), às 19h, Palestra para os alunos da Escola Técnica Federal, às 19h. Tema: “Explicando a Lei Maria da Penha e o Papel do Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher da Defensoria Pública Estadual”.


Fonte : Assessoria de Comunicação - Defensoria Pública do Estado do Tocantins


 

TWITTER