Mais um passo rumo à preservação ambiental será dado pela Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) nesta semana. A implantação do serviço de coleta seletiva na Capital será lançada pelo prefeito Raul Filho na manhã desta quinta-feira, 14, às 10h, no auditório do Paço Municipal.
Inicialmente o sistema de coleta será implantado como modelo piloto nas quadras 404 e 904 Sul com coletas as terças e quartas-feiras, respectivamente, às 8h, semanalmente. Mas de acordo com a gerente de Educação Ambiental da Semasp, Sílvia Cecília Rodrigues a intenção da Semasp é integrar uma nova quadra a cada três meses até que toda a Capital seja contemplada com o serviço.
Em relação à quadra 404 Sul a Sílvia Cecília ressalta que foi detectado através de uma pesquisa de campo um alto índice de receptividade quanto ao projeto. “Iniciamos a coleta ontem na quadra e apesar de ainda contarmos com poucos adeptos, podemos considerar o número significativo tendo em vista que é um número ascendente”, comemorou a gerente.
A gerente esclarece ainda que o sistema será implantado na 904 Sul pelo grande envolvimento da comunidade no projeto de coleta seletiva já implantado nas escolas municipais. “Percebemos que desde a implantação da coleta seletiva na escola da quadra, houve uma grande participação dos moradores que depositavam seus materiais recicláveis nos coletores da escola Darcy Ribeiro”, pontua Sílvia Cecília.
De acordo com a Diretoria de Meio Ambiente o caminhão próprio para a coleta seletiva receberá todo o tipo de material reciclável, papel, metal, vidro, plástico, preferencialmente limpos e secos. Em caso de materiais recicláveis misturados ao lixo comum, o mesmo não será coletado.
Todo o material reciclável coletado será encaminhado à Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável da Região Norte (Ascampa) e à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) que serão responsáveis pela prensagem e envio do material às indústrias de São Paulo e Goiânia.
Fonte: Ascom Prefeitura