Feira Literária Internacional do Tocantins

Para delírio do público Thalita Rebouças também estará na FLIT

Autora de doze títulos e com mais de 400 mil exemplares vendidos, a escritora Thalita Rebouças, vem pela primeira vez ao estado para participar da Feira Literária Internacional do Tocantins. A palestra ‘Era uma Vez Minha Primeira Vez’, acontece no dia 30 de julho, no Auditório Juarez Moreira, às 18h.

Aos 10 anos de idade Thalita se autodenominava ‘fazedora de livros’ e em 2011 resolveu tornar real o sonho de ser escritora. Seus livros são sucesso entre os adolescentes não só do Brasil, mas também de Portugal, onde tem seis livros publicados. Thalita cursou a faculdade de Direito durante dois anos, mas abandonou e resolveu cursar Jornalismo. Trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, Lance! e Esporte Espetacular, entre outros. Foi ainda assessora de imprensa no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.

A preferência de seus livros entre os adolescentes é tanta que chegou a ser comparada com a norte-americana Meg Cabot, que tem suas publicações voltadas para o mesmo público. Talita chegou a ter 18 perfis no site de relacionamentos, Orkut, os quais ela confessa que não consegue mais acompanhar devido ao grande numero de recados. “Eu cuidei com muito carinho enquanto pude, mas não consigo mais. Não adiciono novas pessoas porque teria que criar um novo perfil por semana para atender a todo mundo. Eu nem tenho MSN! Se eu criar um, não vai sobrar tempo pra escrever livro”, revela.

Apesar de seus livros serem uma febre entre o público infantojuvenil, na adolescência, Thalita lia Fernando Sabino e Luiz Fernando Veríssimo. Apaixonada pelos livros a escritora encabeça ainda a campanha 'Ler é bacana', a qual ganhou o apoio de grandes escritores como próprio Luiz Fernando Veríssimo, Ziraldo e Ana Maria Machado. "A campanha surgiu como resposta às frases que eu ouvia nas escolas. Todo mundo dizia que 'ler é chato'. E eu falava que ler é bacana”, relata. Os adeptos do projeto ‘Ler é bacana’ e os fãs de Thalita levam no peio o broche campanha, que surgiu na Bienal do Livro de 2007.

Os livros de Thalita abordam temas comuns entre os adolescentes. Os conflitos entre pais e filhos e entre alunos e professores são retratados nas obras: Fala sério, pai!; Fala sério, mãe!, e Fala sério, professor!. As primeiras experiências amorosas e a paixão pelos ídolos Teens também são abordadas nos títulos: Tudo por um namorado; Ela disse, ele disse! Tudo por um popstar e Era uma vez minha primeira vez.

A estudante Isabela Monteiro, de 14 anos é uma das admiradoras de Thalita. “Ela é ótima já li o ‘Traição entre amigas’ e amei. Parece que tudo no livro era feito pra mim’, conta. Ao saber que a escritora estará na FLIT, Isabela não perdeu tempo e já planeja mobilizar as amigas que também são fãs da escritora. “Vai ser muito legal ver ela de perto! Vamos com certeza”, conta empolgada.

Fonte: Ascom Seduc-Tocantins

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS