Feira Literária Internacional do Tocantins

Educação, comportamento e Quilombolas no café literário da FLIT 2011

Da Redação
Por Elvio Marques

A professora pioneira de Palmas Margarida Lemos Gonçalves realizou nesta tarde de quinta- feira a palestra: Educação e Comportamento. E o professor mestre Wolfgang Teske lançou o livro: Cultura Quilombola na lagoa da pedra, Arraias – TO. Os eventos ocorreram no café literário da Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT. A palestra e o lançamento puderam contar com a presença de diversos professores que lotaram o café literário.

Ao Vitrine a professora falou sobre o que pensa sobre a educação:

“ A educação é de importância suprema no mundo contemporâneo. E falta uma coisa: o Amor. Só quando os professores amarem seus alunos, e os alunos amarem seus professores as inconsequências que existem hoje talvez não existirá mais”, afirma a professora Margarida Lemos.

Professora Margarida Lemos com a palestra: Educação e Comportamento


Marilda de Barros Tavares, psicopedagoga diz que a professora falou algo fundamental, o amor.

“Esse amor que a professora Marilda falou é exatamente o que está faltando e é o que precisamos pensar para nossas escolas”, complementa Marilda.

Marilda de Barros Tavares, psicopedagoga, diz que a educação pode sim ser construída com amor.


Logo Após a palestra da Professora Margarida Lemos houve o lançamento do livro: Cultura Quilombola na Lagoa da Pedra, Arraias- TO, do professor mestre Wolfgang Teske. Neste lançamento estavam presentes o Reitor da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Alan Barbiero, o escritor Odir Rocha, o Homenageado da FLIT Juarez Moreira Filho e entre outras autoridades e escritores tocantinenses.
 

O Professor deixou como mensagem durante o lançamento do livro que é preciso passar adiante a história dos Quilombolas para que essa cultura não se perca. E ainda complementou que é preciso que as nossas crianças aprendam isso na escola.

Palestra do professor mestre Wolfgang Teske é assistida por inúmeras pessoas, entre eles o Reitor da UFT Alan Barbiero e o escritor Juarez Moreira Filho

As programações do café literário seguiram por todo o dia e além de palestra, música e teatro foram apresentados nesta quinta-feira e vão até o dia três de agosto. O café literário se encontra dentro do Salão do livro na FLIT 2011.

Fotos: Elvio Marques - Direitos reservados

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS