Feira Literária Internacional do Tocantins

Experiências do Tocantins no projeto Urca integram livro lançado por professores de vários estados

Uma experiência desenvolvida no Tocantins cujas inovações foram adotadas pelo Ministério da Educação é o que contam as professoras Leila Ramos e Maria Edilene, da Secretaria da Educação do Estado, que lançaram o livro “O computador portátil na Escola – mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem”, na tarde da quinta-feira, 28, no Café Literário.

O livro é uma coletânea de experiências vivenciadas pelos professores que fizeram parte da implantação do projeto Urca – Um computador por aluno, implantado pelo Ministério da Educação, em alguns estados brasileiros.

O livro foi organizado pelas professoras Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Prado, pesquisadoras do Programa de pós-graduação em Educação em Matemática da Uniban - São Paulo. Estavam presentes no lançamento do livro, a professora Marilene Andrade, da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, que também integra o projeto, o reitor da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbieiro, a diretora de Ensino de Palmas, Maria Marlene, professores, escritores e estudantes.

Leila Ramos lembrou da implantação do projeto em setembro de 2007, agora a iniciativa está sendo implantada em 300 escolas, sendo 10 do Tocantins. No Estado, o livro conta as experiências realizadas na Escola Estadual Dom Alano, de Palmas. Leila explicou que lá no primeiro ano, a evasão escolar foi zero e que os professores inicialmente estavam com receio de não dar certo, mas o resultado foi compensador que a equipe já torce para que o projeto se transforme em programa. ( Com informações de Josélia de Lima – Ascom/Seduc )

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS