Nômades Grupo de Dança, de Goiânia, faz duas apresentações de “Última Gota” na capital em projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010/2011
O Nômades Grupo de Dança (NGD), de Goiânia, apresenta o espetáculo “Última Gota” nos dias 12 e 13 de agosto no Teatro do SESC de Palmas às 20h com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (para estudantes e maiores de 60 anos). O grupo também realiza oficina gratuita de dança contemporânea.
Pela primeira vez no Tocantins, o NGD chega para realizar uma das etapas da turnê nacional programada para o ano de 2011 e que é fomentada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010/2011. “Ao todo serão seis cidades localizadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte”, informa William Bernardes, coordenador geral do grupo. A diretora e coreógrafa Cristiane Santos considera um privilégio iniciar a turnê em Palmas. “A cena da dança está crescendo na cidade. Esperamos o público em nossos espetáculos e na oficina. Tenho certeza que será um momento de trocas significativas”, revela a coreógrafa.
“Última Gota” foi estreado em 2009 e desde então já integrou a programação de inúmeros festivais como Festival de Dança de Juiz de Fora, Festival Internacional de Dança Paralelo 16, Festival de Artes Cênicas de Jaraguá, Festival de Artes de Goiás e Festival Danza en la Ciudad, em Bogotá (Colômbia). O espetáculo tem como tema as situações em que os limites individuais são questionados. “São situações de angústia, dúvida e procura que tratam de limites e de superação”, analisa Cristiane, coreógrafa residente do grupo desde sua fundação em 2002.
Neste ponto, a própria temática da coreografia parece se inspirar no histórico do grupo. Criado como um núcleo experimental para alunos do Ensino Médio do antigo CEFET-GO (hoje IFG), o NGD desvinculou-se da instituição em 2004 para trilhar os caminhos de um grupo independente. Os bons resultados colhidos pelo trabalho desenvolvido sempre foi motivação para dar continuidade. “Goiânia tem um mercado de dança frágil. Além da burocracia, é difícil encontrar bailarinos profissionais e qualificados”, desabafa Cristiane.
Às vésperas de completar uma década, o NGD se lança em turnê nacional para ampliar a divulgação do seu trabalho. O grupo mantém uma rotina de ensaios diários e está sempre engajado em programas de formação de público junto às secretarias de Educação e Cultura da Prefeitura de Goiânia. “Já dançamos até em presídio. E em inúmeras escolas da periferia. Sem iniciativas como essa, dificilmente entraríamos em contato com esse público que não tem oportunidade e costume de ir ao centro e frequentar teatros”, calcula o coordenador William.
Dentro da proposta de disseminar informações sobre a Dança Contemporânea, o NGD vai realizar uma oficina de Criação Coreográfica nos dias 12 e 13, das 8h às 11h, na Escola de Dança Espaço Contágius. A oficina disponibiliza 25 vagas para interessados que já tenham alguma vivência em dança. A inscrição é gratuita e o preenchimento das vagas será por ordem de chegada. Para mais informações, vale a pena consultar o site do grupo www.ngd.art.br.
Oficineiro: Cristiane Santos
Minicurrículo: Cristiane Santos é natural de Goiânia onde sempre viveu e desenvolveu sua carreira profissional e artística. Graduada em Educação Física e Mestra em Educacao, atua hoje como professora no Centro Livre e Ciranda da Arte, tendo também lecionado na Universidade Católica de Goiás (UCG) e no CEFET-GO (hoje, IFG), onde criou o NGD. Tem uma longa trajetória como bailarina e já integrou o elenco do Balé do Estado de Goiás e da Quasar Cia. de Dança.
Resumo: “Como racionalizar momentos tão angustiantes e transformá-los em discurso coreográficos?” Tem-se como meta da oficina possibilitar um momento de apreciação dos fragmentos em construção do espetáculo “Última Gota”, bem como construir danças a partir de debates sobre limites e angústias. A oficina é destinada a artistas da dança e de outras áreas com interesse em processo de criação.
SINOPSE
Última Gota, o mais recente trabalho do Nômades Grupo de Dança, preserva a linha de pensamento do grupo baseada na percepção e reflexão de temas contemporâneos, questionando com amplitude a complexa rede de relações da sociedade.
É tema de Última Gota o confronto entre subjetividade e objetividade. Afinal, com que precisão poderíamos medir e determinar o limite da cada um? Quando saberemos ter sido essa ou aquela a última gota?
Antes mesmo de tratar das situações limites, o enredo do espetáculo tem como base o intervalo. Tudo aquilo que habita o “entre”. E cria diversas situações em que somente a estafa desencadeia um novo ciclo e novas perspectivas.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística e Coreografia: Cristiane Santos
Coordenação Geral: William Bernardes
Elenco: Gustavo Silvestre, Laís Guerra, Ludmilla Lima, Rousejanny Ferreira e Valter Caldeira
Técnica Clássica: Greyson Machado
Criação e Operação da Iluminação: Alexandre Greco
Cenário e Montagem: Wagner Gonçalves
Figurino: Kely Fernandes
Montagem da Trilha Sonora: Rodrigo Flamarion
Produção Executiva: William Bernardes
Produção: Sacha Witkowiski
Produção Local no Tocantins: Meire Maria
Assessoria de Imprensa: Ventuna Artbusiness
Realização: Nômades Grupo de Dança
SOBRE O NGD
O Nômades Grupo de Dança foi fundado em 2002 em Goiânia como núcleo experimental de dança no antigo CEFET-GO (hoje Instituto Federal de Goiás). Atua como grupo independente desde 2004, tendo desenhado uma trajetória de liberdade, ousadia, cooperação e intenção de inovar na proposta cênica como processo criativo. Para isso, realiza processos de pesquisas cênicas e corporais nos laboratórios, estudos, vivências e ensaios. E contabiliza cinco espetáculos desenvolvidos especialmente para os palcos, dentre um sem-número de performances, intervenções, instalações coreográficas já realizadas ao longo dos seus quase dez anos de existência, chegando a uma centena de lugares distintos onde o NGD realizou apresentações.
Este trabalho estende-se coletivamente em conversas com pensadores, com a plateia e na relação entre amigos e colaboradores que praticam a responsabilidade social. Sempre com o desejo de construir uma forma instigante de ofertar ao público uma apreciação sensível pela linguagem poética revelada nas obras apresentadas. Desde 2005, o grupo participa de projetos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Secretaria Municipal de Educação (SME), ambas ligadas à Prefeitura Municipal de Goiânia. Os projetos são Tendas, CEDUCA e CIEMA, todos voltados para formação de público. Essa relação com o público é tão próxima que um dos espetáculos do NGD (“...e o corpo ainda pulsa...”, de 2006) foi desenvolvido a partir de material gerado nestes projetos.
Sob a supervisão de Cristiane Santos, experiente bailarina e coreógrafa, a diretora artística também faz com que sua trajetória como educadora reflita na identidade e prática colaborativa do NGD. Mestra em Educação, ela alterna sua rotina entre os ensaios do NGD e aulas no Centro Livre de Artes. Este método, por assim dizer, contribuiu enormemente para que ex-integrantes do grupo prosseguissem na criação de interfaces com a dança: alguns deles ingressaram no curso de Dança da Unicamp; alguns se tornaram bailarinos e intérpretes; alguns se tornaram pesquisadores.
SOBRE O PROJETO DE CIRCULAÇÃO DO NÔMADES GRUPO DE DANÇA PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA 2010/2011
Palmas, Belém, Campo Grande, Brasília, Florianópolis e Goiânia
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, o NGD vai circular por seis capitais brasileiras com apresentações do espetáculo “Última Gota” a preços acessíveis ou entrada franca. Além das apresentações, uma programação extra vai ampliar os diálogos entre público e obra, pois o NGD vai promover oficinas de dança e palestras. Na Etapa de Palmas, será oferecida gratuitamente a oficina Criação Coreográfica. A programação completa da turnê poderá ser acompanhada pelo site do grupo www.ngd.art.br.
ENTREVISTA COM A COREÓGRAFA
Cristiane Santos, diretora artística e coreógrafa, fala sobre o espetáculo “Última Gota”, sobre o Nômades Grupo de Dança (NGD) e sobre as expectativas da Etapa Palmas, da turnê nacional do Projeto de Circulação – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010/2011.
1. O que será apresentado na coreografia "Última Gota"?
A coreografia “Última Gota” fala de passagem, de momentos que são determinantes, de situações que provocam angústia, dúvida e procura. São conflitos das particularidades que cada ser humano vive. A coreografia trata, então, de limites e de superação, que podem possibilitar transformação. Pois, o fim de alguma situação desencadeia outras situações.
2. Quais referências (textos, músicas, etc) estão presentes no trabalho?
O espetáculo é composto com músicas do Gustavo Santaolla [presentes no filme “Babel”, dirigido por Alejandro González Iñárritu]. A trilha sonora foi desenvolvida pelo músico e bailarino Rodrigo Flamarion, criando uma atmosfera de busca, angústia, conflito e possibilidades de superação.
3. Como foi o processo de criação do espetáculo?
O processo criação do espetáculo foi desenvolvido em laboratórios de movimentação individuais e coletivos, debates e pesquisa entre o grupo e os parceiros de três escolas da rede municipal de educação de Goiânia, em vivências que o público também contribuiu para o desenvolvimento da obra.
4. Como é a rotina de ensaios e de produção de espetáculos? Como o grupo organiza suas tarefas?
O NGD ensaia diariamente no período noturno por uma jornada de 3 horas, sendo dividida em aulas de preparação corporal e ensaios. Os integrantes do grupo se dividem nas funções de ensaísta, professor de dança, montador de cenário, produção, dentre outras tarefas.
4. Como é produzir artisticamente em Goiânia?
Uma luta burocrática pela falta de incentivo, formação de público e diante de um mercado de trabalho frágil para a Dança. Há também uma dificuldade evidente de encontrar profissionais (bailarinos) qualificados.
6. Conte um pouco sobre a história do grupo. (trajetória, principais eventos)
O NGD iniciou suas atividades em 2002 como Núcleo Experimental de Dança no CEFET-GO. Desde 2004, atua como grupo independente. Já foi aprovado para vários festivais como Festival Internacional Goiânia em Cena, Circuito Cultural Banco do Brasil, Festival de Dança de Juiz de Fora, Paralelo 16 – Festival Internacional de Dança, Festival de Artes Cênicas de Jaraguá, Festival de Artes de Goiás e Festival Danza em La Ciudad de Bogotá (Colômbia).
7. O grupo desenvolve atividades extras? (formação de público, divulgação, pesquisa, etc)
Sim o grupo participa de projetos geridos pela Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria Municipal de Educação (SME) – ambas de Goiânia, os quais são Tendas, CEDUCA, CIEMA. A construção dos espetáculos é feita envolvendo o público das escolas municipais de Goiânia, divulgando essas políticas e ações por onde se apresenta e nos meios de divulgação que na ocasião se dispõem.
8. É a estreia do grupo em Palmas/Tocantins?
Sim e faremos duas sessões do espetáculo “Última Gota”. A Etapa Palmas será realizada devido ao Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010/2011, que vai possibilitar também a oferta de uma oficina de Criação Coreográfica para bailarinos e demais interessados. Ainda este ano, apresentaremos em mais cinco cidades brasileiras pelo mesmo projeto de circulação, sendo elas: Florianópolis, Brasília, Campo Grande, Belém e Goiânia. Esta circulação será uma oportunidade de mostrar o trabalho do NGD que estamos desenvolvendo ao longo da nossa trajetória que tem quase dez anos.
9. Quais são as expectativas quanto à etapa Palmas da Turnê?
As expectativas são inúmeras porque teremos o privilégio de iniciar a turnê em Palmas. Como se sabe, a cena de dança vem crescendo muito na cidade.Tenho certeza que será um momento de trocas significativas.