Uma manhã para debater e valorizar iniciativas que promovam o desenvolvimento de um mundo cada vez mais justo e sustentável. No auditório da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares se reuniram estudantes, líderes comunitários, movimentos sociais, representantes dos governos estaduais e municipais e autoridades, durante o Seminário do 4º Prêmio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O evento contou com a presença da deputada Amália Santana (PT), a convite de Maurício Dutra, assessor da Secretaria Geral da Presidência e um dos coordenadores dos ODM no Brasil. A deputada acompanhou a abertura do seminário, compondo o palco de honra. “Nós do partido dos trabalhadores sempre lutamos pela construção de um país, um mundo mais justo e movido pela igualdade, por isso apoiamos e contribuímos com os ODM”, disse.
Esta é a 4ª edição do prêmio, instituído pelo então presidente Lula no ano de 2004, para reconhecer, valorizar e incentivar as mais importantes e criativas ações da sociedade civil e governos municipais, representados em projetos que ajudam o Brasil a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM.
No Tocantins, as três edições anteriores do Prêmio ODM Brasil reuniram cerca de 490 participantes, só na última edição 10 projetos tocantinenses foram inscritos. A 4ª edição trará novamente como tema principal: a municipalização e a adaptação de indicadores e metas às realidades locais.
Os ODM são divididos em 8 metas: acabar com a fome e miséria, educação básica de qualidade, igualdade entre sexos, reduzir mortalidade infantil, melhorar a saúde de gestantes, combater a AIDS/DSTS, malárias e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Amália Santana
As metas dos 8 ODM também são condutoras das ações da deputada estadual Amália Santana, parceira do projeto no Tocantins. Durante sessão ordinária nesta semana, a deputada ajudou a divulgar o seminário do Prêmio ODM usando a tribuna e fazendo um pronunciamento sobre os ODM no Brasil e a iniciativa de premiar as ações que ajudam a transformar o mundo.
Amália Santana ainda recebeu em seu gabinete a visita de Maurício Dutra, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República e um dos coordenadores dos ODM no Brasil. Durante o encontro a deputada reforçou seu apoio para a propagação cada vez mais intensa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Tocantins. (Com informações da Ascom/Deputada Amália)
Política
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
ID Jovem. Como funciona e onde baixar o aplicativo do programa Identidade Jovem
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita...
-
Em Araguatins, ação beneficente realiza serviços à comunidade
Foram realizados vários serviços, tais como, emissão de carteira de...