Três dias de muito debate e aprendizado para 170 estudantes de todo o estado. Eles foram os protagonistas da Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada na última semana, em Palmas. Durante o evento, os alunos apresentaram propostas e participaram de mesas-redondas e oficinas de jornal impresso, audiovisual, teatro e música, além de elaborarem em conjunto uma Carta de Responsabilidades que será levada até Luziânia-GO, para a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 3 a 8 de abril.
“O saldo da conferência foi muito positivo. Os depoimentos demonstraram o quanto os estudantes aprenderam e buscaram soluções para as questões ambientais. É gratificante ver que eles aproveitaram ao máximo esses momentos e com certeza saíram daqui com uma nova mentalidade”, destaca Eliene Gomes, Gerente de Educação Ambiental da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins.
A conferência teve com o objetivo fortalecer a Educação Ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação integral.
Esta edição da conferência trouxe como tema central as mudanças ambientais globais, subdividido em quatro sub-temas: terra, fogo, água e ar. No Tocantins foram realizadas Conferências Regionais em sete pólos, oportunizando que todos os delegados das escolas participassem.
Ao final do evento, foram selecionados 23 estudantes da educação indígena, rural, quilombola, especial e ensino regular, que representarão o Tocantins na III Cnijma – Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. (O nome dos 23 alunos estão no site da Seduc)
Dentro da programação do evento, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Redação: Educação Fiscal no Contexto Ambiental, promovido pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual, composto pela Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins, Secretaria Estadual da Fazenda, Controladoria Geral da União e Receita Federal do Brasil. (O nome dos vencedores estão no site da Seduc)
A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente se insere no processo de enfrentamento de dois imensos desafios: um planetário, voltado à pesquisa e ao debate, nas escolas, de alternativas civilizatórias e societárias para as mudanças ambientais globais; o outro é educacional, relacionado à iniciativa do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, que deve envolver pais, alunos, professores e gestores na busca da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da permanência do aluno na escola.
A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação e Cultura-TO
Seduc-TO
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-
- RECOMENDADAS
-
DRE's recebem veiculos do Governo Estadual
Os antigos veículos serão leiloados e segundo o secretário os recursos...
-
Secretário define meta para o Salto
De acordo com Danilo, em 2012, o objetivo é ampliar a evolução das Escolas no...
-
Tocantins visita Reino Unido e conhece área da Educação
O secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza compõe a comitiva...
-
Professores no Tocantins recebem 141% de acréscimo em relação ao piso nacional
Remuneração de professores no Tocantins é primeiro lugar em ranking Nacional
-