Cultura

Fórum debate políticas culturais do Norte do Brasil

Políticas culturais do Norte são discutidas por gestores de cultura das capitais nortistas e representantes do governo federal II Encontro do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte em Rio Branco – Acre, nesta segunda e terça, 15 e16. A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia Flores representa a capital tocantinense, além de ser uma das coordenadoras do evento.

O objetivo do Fórum é identificar e consolidar prioridades de gestão pertinentes aos interesses comuns, tendo em vista o fortalecimento das políticas culturais da Região Norte. Entre essas prioridades estão questões como o “Custo Amazônico” – fator que onera as iniciativas culturais devido a questões geográficas e logísticas da região -, Economia Criativa, Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura, Sistemas de Informação e Indicadores Culturais, Diversidade Cultural e Criatividade.

O evento será realizado no Cine Teatro Recreio e é promovido pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, Rede Acreana de Cultura e Fórum dos Gestores das Capitais. Participam deste encontro os secretários e assessores de cultura das capitais nortistas, representantes do Ministério da Cultura (MinC), dos Conselhos de Cultura de Rio Branco e do Acre, de instituições, estudiosos da cultura e gestores de outras áreas da administração pública

Histórico
No I Encontro do Fórum realizado em Manaus (AM), em 1º de junho deste ano, teve a finalidade em debater as especificidades de cada capital e encontrar formas eficientes de reforçar as ações culturais das cidades em nossa região. Outra questão bastante comentada na ocasião foi a criação de um intercâmbio entre essas cidades, estabelecendo uma interlocução melhor com MinC em prol das necessidades comuns das capitais do Norte.

A partir desse debate, foi elaborada a “Carta de Manaus”, documento que nasceu para pactuar tudo isso. O evento contou com a presença da ministra da Cultura Ana de Holanda, do presidente da Funarte Antônio Grassi, da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural Marta Porto e do secretário de Articulação Institucional Roberto Peixe.

Fonte: Ascop Palmas

TWITTER