Ambiente

O uso incorreto de agrotóxicos pode trazer agravos a saúde

Por Elvio Marques

O uso de agrotóxicos no Brasil se torna preocupante. O país é o maior usuário de agrotóxicos do mundo. Foram jogados nas lavouras cerca de um bilhão de toneladas anualmente de defensivos agrícolas. O uso destes produtos poder ser um risco para a saúde da população.

Pesquisadores identificaram agrotóxicos no ar, nas águas e até na chuva. Muitos dos agrotóxicos são utilizados por produtores rurais. Carlos Leite, Inspetor Agropecuário da ADAPEC - Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, diz que todo produto agropecuário, agrotóxico, vem com um rótulo no frasco. “O produtor agropecuário tem que estar lendo esse rótulo, porque nele diz todos os cuidados que devem ter ao utilizar esses agrotóxicos”, afirma o Inspetor.

Segundo o Engenheiro de Ambiental, Diorgenes Victor Mascarenhas, os agrotóxicos representam uma ameaça invisível ao ambiente. “Os cidadãos que necessitam da terra para sobreviver, ao lançarem no solo agrotóxicos, o produto é lixiviado (escoado), junto com outros nutrientes, para corpos hídricos, ocasionando a contaminação destes, e indiretamente, de animais e humanos que sobrevivem da água”, complementa o engenheiro.

No Brasil, segundo o site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o registro de agrotóxicos é realizado pelo Ministério da Agricultura, órgão que analisa a eficácia agronômica desses produtos. A Anvisa, por sua vez, realiza avaliação toxicológica dos produtos quanto ao impacto na saúde da população. Já o Ibama observa os riscos que essas substâncias oferecem ao meio ambiente.
Análises da Anvisa em 17 alimentos encontraram problemas com agrotóxicos em 15% das 1.773 amostras. O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidades para resíduos de agrotóxicos em 2008, com 64%. Seguido do morango (36%), uva (33%) e cenoura (31%).

O Inspetor Agropecuário, Carlos lima, afirma: “ o principal cuidado é a lavagem dos alimentos. E mais do que isto, saber de onde estão vindo estes alimentos.”
A não utilização de agrotóxicos é uma tarefa complicada para muitos produtores. Elvio Juanito Marques, Agropecuário em Cariri no interior do Tocantins, utiliza agrotóxicos nas plantações. “ O uso de venenos (agrotóxicos) é a forma mais rápida de aplicação nas plantações para prevenção de pragas”, afirma o agropecuário.

O Engenheiro Ambiental, Diógenes, diz que para prevenir pragas na produção sem utilização de agrotóxicos são necessárias técnicas de manejo voltadas apenas para aquele tipo de cultura, “ mas, que englobe o consórcio com outras plantas, assim os estudos mostrarão as pragas destas culturas e seus predadores e os predadores dos predadores, e desta forma, o agricultor poderá combater a praga certa sem interferir na cadeia alimentar, a desequilibrando. Produzir alimentos saudáveis, cuja produção não agrida o meio ambiente, começa com um estudo maior sobre a área a ser plantada, para que o ambiente seja vantajoso para produção e os ataques de pragas a esta cultura seja quase nulo. “ Conclui.

“ Não jogar embalagens de agrotóxicos nas plantações e rios, fazer o uso correto dos agrotóxicos, estar atento ao rótulo dos produtos, são medidas corretas que o produtor agropecuário deve ter quando utilizar esses defensivos em suas plantações.” Afirma o Inspetor agropecuário, Carlos Lima.

Segundo a Anvisa o descuido com os agrotóxicos pode ser fatal e causar agravos à saúde. Tais como: irritações na pele e nos olhos, problemas respiratórios, câncer em vários órgãos e distúrbios sexuais, como a impotência e a esterilidade.

Tocantins
O Tocantins está entre os estados brasileiros com o menor indice de agrotóxicos no alimentos. O estado conta hoje com cinco unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, localizadas nos municípios de Formoso do Araguaia, Colinas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso e Silvanópolis. De acordo com os dados do Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - em 2010 foram 175.727 toneladas de recipientes vazios recolhidos da natureza. O Estado teve um aumento de 48,4%, se comparado com 2009. O Tocantins está em 5º lugar no ranking nacional em evolução na destinação final das embalagens vazias.

O descarte incorreto de embalagens de agrotóxicos é proibido por lei. A multa pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões e a Lei de Crimes Ambientais prevê também de dois a quatro anos de reclusão.

Fique atento!
1- Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada.
2 - É importante, ainda, escolher alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos).
3- Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.
4- Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes nas superfícies dos alimentos.
Fonte: Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
 

Em Figueirópolis – Tocantins, as propriedade rurais também utilizam agrotóxicos no combate às pragas.
Foto: Elvio Marques
Elvio Juanito Marques, Agropecuário em Cariri - TO, diz utilizar agrotóxicos por maior facilidade de compra e manuseio.
Foto: Elvio Marques

 

O Engenheiro Ambiental, Diorgenes Victor Mascarenhas, diz que os agrotóxicos representam uma ameaça invisível ao ambiente.
Foto: Alessandra Leite
Técnicos da Adapec realizam fiscalização nas lavouras e plantações do Tocantins.
Foto: Divulgação


 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS