Em Paraíso do Tocantins, professores do Instituto Federal (IFTO) estão realizando uma série de estudos para verificar a viabilidade da reestruturação do Ensino Médio. Em função de algumas especificidades locais e em resposta aos anseios dos alunos, a proposta é a redução do período de conclusão do ensino médio para três anos letivos.
Para fortalecer a pesquisa, professores do Campus Paraíso do Tocantins estiveram em Palmas no último dia 2 para visitar uma escola que funciona em regime integral. A proposta da visita foi a observação da rotina desta escola. Além disso, a equipe de professores está realizando uma pesquisa de opinião junto à sociedade.
Segundo Elkerlane Morais, professora atuante neste estudo, a jornada ampliada, que consiste no fornecimento de aulas e atividades de artes, línguas, música e informática no contraturno, inicialmente, é a solução para a redução do período letivo do Ensino Médio.
Após os resultados da pesquisa, o grupo de professores se reunirá para retomar as discussões acerca do assunto e encontrar a proposta que melhor atenda os desejos dos alunos. (Com informações de Marina Lepesqueur)