O Mestrado em Desenvolvimento Regional da UFT abriu seleção da sexta turma do curso a partir desta segunda-feira (19). As inscrições estarão abertas até 21 de outubro de 2011, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, na secretaria do curso (sala 33 do bloco III do Campus de Palmas), ou pelos Correios, exclusivamente via Sedex, dentro do mesmo prazo.
Confira o edital.
O Mestrado possui área de concentração em Desenvolvimento Regional e duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Sociedade e Desenvolvimento Regional; e Economia, Planejamento e Desenvolvimento Regional. Para cada uma delas serão abertas até 12 vagas; por isso, já na inscrição, o candidato deverá indicar, explicitamente, para qual linha irá concorrer.
O edital de homologação das inscrições tem data prevista para divulgação no dia 3 de novembro. As provas ocorrerão de 8 a 11 do mesmo mês e terão quatro etapas: prova de conhecimento específico; exame de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol); análise do Currículo Lattes; e prova oral (entrevista). De acordo com o edital, que contém todas as informações necessárias e cronograma completo, o resultado final deve sair até 7 de dezembro.
O Mestrado - Com ano letivo composto por dois semestres, a proposta do curso é contribuir para o avanço dos estudos sobre os fenômenos socioeconômicos em suas manifestações regionais e desenvolver a capacidade do profissional para dar sua contribuição à solução de problemas locais, regionais e nacionais.
O Mestrado também tem o objetivo de dar sua contribuição à atualização e à formação de professores, capacitando-os para o desempenho qualificado do ensino de graduação e pós-graduação, além de formar uma massa crítica capaz de desenvolver trabalhos científicos que façam sua parte pelo desenvolvimento local, regional e nacional, promovendo a integração universidade/sociedade e incentivando a realização da pesquisa aplicada.
Fonte: UFT