A partir da próxima quinta (22), estudantes do Colégio Santa Rita de Cássia, no Jardim Aureny I em Palmas, experimentarão um jeito diferente de aprender sobre Literatura Barroca. Durante o próximo mês as aulas da professora Rosângela Lopes na turma do primeiro ano, terá serrotes, cola, tubo pvc, parafuso, câmera digital, computador e internet, além de giz e quadro negro. O objetivo é experimentar processos colaborativos de aprendizagem curricular que possam ser encorporado ao dia a dia escolar na rede pública de ensino.
Os responsáveis pela experimentação são os alunos Danilo Brian e Rodrigo Maranhão, que há pouco mais de um ano fazem parte do projeto Telinha de Cinema, realizado pela ong Casa da Árvore em parceria com a Vivo e a Petrobras. No semestre passado eles participaram da Residência Artística “Experimentos”, com o espanhol Nacho Durán, onde experimentaram várias meios de expressão através de imagem, vídeo e audio. Agora vão utilizar algumas técnicas que aprenderam para ajudar sua professora a dar uma aula de literatura usando a produção de tecnologia e de arte.
Para preparar esta aula diferente, Danilo e Rodrigo, a professora Rosângela, a coordenadora do Restelinha, Leila Dias e a arteeducadora do Telinha de Cinema, Inaê Ribeiro, se reuniram várias vezes para planejar a oficina. As atividades serão conduzidas coletivamente e no primeiro encontro Danilo e Rodrigo ensinarão seus colegas de classe a construir um steadicam, que é um acessório para aumentar a estabilidade da câmera de vídeo ou mesmo de um telefone celular durande uma gravação de vídeo.
A oficina inclui ainda a produçào de vídeos, com a utilização dos acessórios construídos anteriormente. Para chegar aos vídeos a professora Rosângela conduzirá uma pesquisa relacionada à Arte Barroca, por meio de música, poema, estilo e arquitetura. Na criação dos roteiros será utilizado a prática de produção de microtextos, comum na comunicação entre os adolescentes por meio de Sms e Twitter. Desta forma, os alunos aprendem o conteúdo de uma maneira diferente e criativa ao experimentarem arte e tecnologia dentro da sala de aula.
As atividades da Reaplicação Escolar serão distribuídas em quatro encontros que ocorrerão todas às quintas, no período de 22 de setembro à 10 de outubro, no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia. Ao todo serão 25 jovens participando do projeto. A Reaplicação Escolar é uma das linhas de atuação do projeto Telinha de Cinema, que começou há cinco anos oferecendo curso de vídeo de bolso para adolescentes da rede pública de ensino de Palmas, no Tocantins. Hoje atua também na periferia de Goiânia, Goiás, onde desevolve ainda Circuito de Residência Artísitica (ResTelinha), Ciclo de Debate e formação a distância.
Contato: Fernanda Veloso – Coordenador Pedagógica / Palmas
Telefone: (63) 32255738
site: casadaarvore.art.br