Seduc-TO

Seduc-TO mobiliza municípios para alfabetização de jovens e adultos

A Seduc – Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins, por meio da Coordenadoria de EJA – Educação de Jovens e Adultos, iniciou nesta semana um ciclo de reuniões com secretários municipais de educação de todo o estado, para estabelecer parcerias no sentido de ampliar o atendimento de pessoas acima de 15 anos de idade e que não tiveram a oportunidade de ser alfabetizadas.
Desde a última terça-feira, 31 de março, a equipe da Seduc está percorrendo os municípios jurisdicionados às Diretorias Regionais de Ensino de Porto Nacional, Tocantinópolis e Arraias. De 13 a 17, acontecerão reuniões nos municípios jurisdicionados às Diretorias de Paraíso, Gurupi, Palmas e Guaraí. Já na primeira semana de maio serão realizados encontros em Araguaína, Pedro Afonso, Araguatins, Colinas, Miracema e Dianópolis.

De acordo com Bárbara Risomar de Sousa, coordenadora de EJA da Seduc, a parceria com as prefeituras é fundamental, visto que os municípios são responsáveis pelo local onde funcionarão as turmas, localizar os alunos e fazer campanhas locais para que os alunos se inscrevam no programa.

O programa Brasil Alfabetizado foi criado em 2003 para universalizar a alfabetização de brasileiros de 15 anos ou mais, e reestruturado pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com atuação mais intensa nos 1.928 municípios com taxas de analfabetismo igual ou superior a 25%.
O Brasil Alfabetizado atendeu 9,9 milhões de jovens e adultos desde sua criação, até 2008. Em 2009, deve atender de 1,5 milhão a 2 milhões de jovens e adultos. No Tocantins, o programa desenvolvido em parceria com a Seduc, beneficiou em 2008, mais de 6 mil pessoas e a previsão, segundo a coordenadora da EJA, é que em 2009 o programa atenda cerca de 15 mil tocantinenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação e Cultura-TO


 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS