Na data em que comemora o dia da árvore, 21 de setembro, Palmas viverá novamente um cenário ambiental. A partir de quarta-feira, 21, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), em parceria com o Hospital e Maternidade Dona Regina relançará o projeto Eco-cegonha, que foi lançado em julho de 2007 e foi paralisado no primeiro semestre de 2011.
O evento acontecerá às 08h no pátio do hospital, local em que será executado o projeto com entrega de mudas e panfletos educativo mostrando a importância das árvores.
O projeto visa o plantio de um milhão de mudas de árvores em vias públicas, parques, jardins e quintais no intuito de minimizar os efeitos negativos provenientes da degradação ambiental, mobilizando assim a sociedade para que em parceria com o poder público seja responsável pela maior interação entre o desenvolvimento e boa qualidade vida.
O Eco-Cegonha contará com um espaço físico dentro da maternidade onde ficarão as mudas e os certificados. Com isso, a família será atendida de imediato, ao receber alta. Para cada criança nascida na maternidade uma muda de árvore frutífera, nativa ou de sombreamento será entregue à família para que seja plantada na residência do recém-nascido.
Para a diretora de Meio Ambiente da Secretaria, Sandra Sonoda, essa ação é uma forma de conscientização ambiental de cada mãe que pensa no futuro do próprio filho, “imagina quantas árvores serão plantadas a cada bebê que nascer”, explica Sonoda.
Fonte: Equipe ASCOP / Prefeitura de Palmas