O plantio de árvores é uma das prioridades para o paisagismo urbano de Palmas. As ações executadas pela diretoria de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semas) tem por objetivo promover a arborização da cidade, com foco na qualidade das árvores plantadas e na promoção do sombreamento de áreas como estacionamentos e calçadas.
Atualmente está em andamento o plantio de aproximadamente três mil mudas de árvores, em 25 áreas estratégicas da Cidade, privilegiando espaços de convívio e estar da população, tais como praças, parques, feiras, ciclovias e pistas de caminhada. O foco das ações é a arborização e não apenas a criação de jardins paisagísticos, tendo também como finalidade a promoção de sombras que ajudem a minimizar o calor típico da região.
“Abrimos as covas durante a estação seca, para o pronto plantio das mudas no início das chuvas, e assim obtermos o máximo desenvolvimento das árvores”, ressalta o diretor de Parques e Jardins, Ramis Tetu. Ainda segundo o Diretor, a profundidade das covas para o plantio das mudas é um fator determinante para a agilidade no crescimento e melhor qualidade dar árvores plantadas. “O mérito está na cova grande, onde a árvore cresce 5 a 8 vezes mais rápido do que uma cova pequena” frisou.
Ainda como o foco na qualidade das mudas produzidas e plantadas pelo município, a Diretoria de Parques e Jardins tem feito o planejamento agronômico e urbanístico das ações, priorizando qualidade e não quantidade, a exemplo do uso de restos de vegetais (folhas) como adubo orgânico, além da abertura de covas grandes. Também foi realizada a revitalização do viveiro Norte e a criação do Viveiro Palmas Sul, no Parque dos Patis, com a prioridade para a produção de árvores.
Defesa
Além do plantio, a defesa das árvores já existentes tem sido outra frente de trabalho da Prefeitura de Palmas, entre as ações realizadas está a raspagem do capim andropogun em áreas verdes e parques, como instrumento básico de proteção contra o fogo e ainda proteção a saúde da população.
Também foi priorizado o treinamento da equipe para critérios técnicos de plantio e manejo das árvores e a realização de poda de formação em árvores jovens, evitando a criação de ladrões e galhos laterais, reduzindo assim o custo de podas futuras.
Paralelo a estas ações, de acordo com Ramis Tetu, também acontece a discussão com órgãos de infraestrutura, para critérios técnicos de planejamento e projetos que evitem desmates desnecessários em abertura de quadras, praças e ruas; a busca de um termo de cooperação com a companhia de energia elétrica para a melhoria das condições de convívio entre redes elétricas e árvores; a discussão com diversos setores da gestão municipal e da sociedade para a valorização das árvores como infraestrutura da cidade e como unidade básica da sustentabilidade urbana; e o projeto de salvamento de árvores especiais comprometidas por fogo, cupim e inclinação.
Áreas com covas prontas para plantio –
Feiras – 200
- 304 Sul - 100
- Aureny I - 100;
Praças – 190
- do Bosque – 100
- ARSE 62 – 50
- Maracaípe – 40
Ciclovias – 300
- Aeroporto > ponte TS Taquarussu Grande – 200
- Shopping Capim Dourado / ARNO 12 – 100
Parques – 1080
- Pq dos Patis – 100
- Pq da Nascente do Machado – 100
- Pq das Flores Tropicais – 60
- Pq dos Idosos – 120
- Pq do Espaço Cultural – 500
- Parque das Buritiranas – 200
Áreas Verdes – 100
Canto NE ARSE 21 – 40
Canto NO ARNE 53 – 60
Praias – 300
- da Graciosa (até trevo UFT) – 300
Estacionamentos - 530
- SEMASP – 50
- SEDUH – 70
- Paço Municipal – 50
- FACTO I / Teot. Segurado – 160
- Praia da Graciosa – 200
Locais Estratégicos - 160
- SINE / Palmas Brasil – 60
- Centro de Tecnologia da Informática – 30
- Restaurante Comunitário ARNO – 70
Fonte: Equipe ASCOP / Prefeitura de Palmas