O Núcleo de Meteorologia e Climatologia (LABMET/UFT) dá início nesta quarta-feira (28) à coleta de dados referente à pesquisa “Climatologia Urbana e Conforto Térmico e Ambiental: um estudo de caso em Palmas (TO). O trabalho busca identificar a influência dos diferentes níveis de edificações sobre o conforto térmico e ambiental da cidade.
O estudo, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de Engenharia Ambiental, Leonardo Peris, orientado pelo coordenador do LABMET/UFT, professor Girlene Figueiredo Maciel, tem entre os objetivos específicos a análise da transformação do microclima em função da diminuição de áreas verdes em diversas quadras da Capital.
Professora Roberta (ao centro) conversa com a equipe durante trabalhos na manhã de hoje | Leonardo Peris durante instalação de estação meteorológica portátel em área de Palmas |
Para isso, foram instaladas hoje, pela manhã, quatro estações meteorológicas portáteis em quatro áreas diferentes, nas quadras 403, 405, 407 e 503, todas na região sul. Esses locais têm como características um grande número de moradores, área pouco habitada e local sem habitação alguma.
Durante três dias, serão coletados os dados relativos à temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, precipitação e pressão atmosférica. “A intenção é caracterizar os tipos de microclima nessas diferentes áreas de ocupação”, explica a meteorologista da UFT, Roberta Araújo, que acompanha a pesquisa.
Para o aluno Leonar Peris, o trabalho é importante, pois “a intenção é contribuir também com o planejamento urbano de Palmas, identificando o índice de qualidade ambiental da cidade, com base na influência da vegetação sobre o microclima local”, disse Peris.
Fonte: UFT