O Nudam – Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental está realizando o Programa de Educação Ambiental com a população da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. Na última semana, de 1º a 3 de abril, a Equipe Multidisciplinar do Programa realizou a capacitação de Agentes Ambientais Municipais, na cidade de Goiatins, no extremo norte do Estado.
O objetivo é despertar no jovem participante a reflexão crítica dos problemas sócio-ambientais e orientá-los a atuar de forma individual e coletiva na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais. O curso é destinado a jovens de 15 a 20 anos que estudam nas escolas públicas do município.
“Nós pretendemos sensibilizar e instrumentalizar os atores sociais envolvidos com novos conhecimentos que lhes permitam refletir sobre seus problemas ambientais, existentes ou eminentes, decorrentes desse empreendimento”, afirmou Juliana Mariano, coordenadora do Nudam.
Neste primeiro módulo, os jovens debateram conceitos sobre educação ambiental, Meio e Ambiente, ecologia, bioma cerrado, postura e atuação do Agente Ambiental Municipal. O segundo módulo da capacitação está prevista para acontecer entre 14 e 16 deste mês, quando serão abordados os problemas ambientais nas zonas urbana e rural, o ComVida – Comissão para Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, a Agenda 21 e a comunicação comunitária.
Após a formatura desses agentes, eles estarão preparados para aturar nas campanhas, eventos, gincanas de educação ambiental e escolares que irão acontecer em suas comunidades.
Capacitação
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-