Ensino Técnico

IFTO ofertará mais de 600 vagas pelo Pronatec a partir de novembro

Com a aprovação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, pela Câmara dos Deputados no início de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) ofertará, a partir de novembro, 605 vagas distribuídas em 23 cursos profissionalizantes de curta duração. 

Segundo a pró-reitora de Extensão, Liliane Félix, nessa primeira fase do programa serão capacitados estudantes dos últimos anos do ensino médio das escolas públicas. O IFTO ofertará os cursos em cinco cidades que possui campus: Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Liliane acrescentou que para o próximo ano a expectativa é ofertar cursos voltados para a capacitação técnica de profissionais que atendam as demandas mais urgentes e evitar o “apagão” de mão de obra que muitos setores do mercado enfrentam atualmente. Serão atendidas pessoas que integram o Programa Bolsa Família, que recebem o Seguro Desemprego e profissionais desempregados há mais de cinco anos.

Os cursos previstos para este ano atendem diversas áreas, como agricultura familiar, construção civil, informática e serviços.

Capacitação para instrutores
Com o objetivo de preparar os profissionais que atuação nos cursos do Pronatec, o IFTO irá ofertar o curso de capacitação em orientação pedagógica para Formação Iniciação e Continuada de Trabalhadores – FIC, que está com inscrições abertas até o próximo dia 3 e poderão ser realizadas por meio do envio de documento para o e-mail [email protected]. São ofertadas 150 vagas para servidores do instituto e outras 50 para a comunidade em geral.

Segundo Sara José Soares, integrante da comissão de elaboração do projeto do curso, os alunos terão acesso a conhecimentos específicos da parte pedagógica e outras disciplinas que irão facilitar o desempenho do profissional durante os cursos de formação inicial e continuada do Pronatec.

Quem quiser se candidatar a uma das vagas deve acessar o edital, clicando aqui, e verificar a documentação necessária. As aulas iniciarão ainda em outubro e terá dois meses de duração. Cada aluno selecionado receberá bolsa auxílio de R$ 200/mês. (Thâmara Filgueiras- IFTO)

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS