Durante os próximos dois meses, os artistas Vanessa Michelis e Manuel Andrade vão trocar as ladeiras de Belo Horizonte (MG) pelo ensolarado cerrado tocantinense. Selecionados para a 3ª edição do Circuito de Residências em Educação Arte e Tecnologia do projeto Telinha de Cinema – ResTelinha, os dois artistas mineiros vão desenvolver bancos sonoros de efeitos e texturas, a partir da criação de sintetizadores e objetos sonoros analógicos e digitais. O objetivo é compartilhar com jovens artistas de Palmas técnica, tecnologia e experiências estéticas.
As vagas são dedicadas a adolescentes egressos do Curso de Vídeo de Bolso do próprio Telinha de Cinema, além de músicos, produtores e acadêmicos interessados. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.res-telinha.art.br. A iniciativa é realizada pela ONG Casa da Árvore, com apoio da UFT e o patrocínio da Vivo e da Petrobras, através do programa Desenvolvimento e Cidadania.
Os encontros acontecerão na sede do projeto, que fica no Jardim Aureny I, bairro da capital onde os artistas residirão pelo período. Segundo Vanessa Michelis, a expectativa é de “levar aos participantes a compreensão de que a gravação de sonoridades do cotidiano e construção de circuitos eletrônicos simples são potencialmente fontes para composição sonora”.
O processo desencadeado pelos artistas residentes pretende chegar ao desenvolvimento de sintetizadores e objetos sonoros analógicos, além de um banco com trilhas, efeitos e texturas que poderão ser usadas das mais diversas formas, como em instalações e intervenções artísticas, além de composições audiovisuais e performances.
ResTelinha
O Circuito de Residências em Educação, Arte e Tecnologia é uma estratégia do projeto Telinha de Cinema para fazer com que os artistas brasileiros, que experimentam processos criativos mediados por tecnologias, possam fazer do processo de produção das suas obras um processo de compartilhamento e formação para a arte e tecnologia.
Em 2011 foram realizadas ainda as residências “Experimentos”, com Nacho Durán (ESP), e “Interfaces da Era Digital”, com Kelly Lima (PE). Outras quatro edições serão realizadas em 2012, nas cidades de Goiânia e Palmas.
Para estimular a apropriação artística e pedagógica de novas tecnologias, o Telinha de Cinema desenvolve ainda o Curso de Vídeo de Bolso, Ciclo de Palestra, Reaplicação Escolar, além do desenvolvimento de mini-cursos a distância para formação de professores.
Programa pedagógico da ResTelinha #3
Tema 1 - Som e Significado
-Fundamentos do áudio: Captação, registro e reprodução.
-Percepção sonora: Noções gerais de Semiologia e Gestalt aplicados à escuta.
-Trilha sonora: Relações entre imagem e Som.
- [Schaffer e Blesser]. Escuta e análise de paisagens sonoras típicas e atípicas da cidade e de espaços.
-Aspectos físicos da Onda Sonora [Frequência, Amplitude, Meios de Propagação]
-Aspectos perceptivos/cognitivos da escuta: silêncio, som, ruído, ritmo, harmonia e
desarmonia.
Tema 2 - Fontes sonoras eletrônicas
- Noções básicas de eletrônica e técnicas de soldagem.
- Construção de osciladores de onda
- Sistemas Interativos: Gesto/Resposta sonora.
- Investigação de interfaces para controle dos parâmetros.
- Introdução à composição musical e improviso a partir dos instrumentos criados.
Tema 3 - Timbres Analógicos
- Construção de um Amplificador Controlado por Voltagem e um Gerador de Envoltória Sonora.
- Retomada do trabalho de composição musical e improviso com os novos instrumentos gerados.
Tema 4 - Escuta Aumentada / Paisagem sonora/ Found sounds
- Introdução aos Microfones, tipos e utilização.
- Introdução ao conceito de objeto Sonoro [Schaffer].
- Exercícios de captação.
- Construção de Microfones de Contato e Exercícios de captação e comparação de resultados.
Tema 5 - Audio Digital - Bancos Sonoros
- Organização e tratamento dos materiais para criação de banco de sons
- Edição em software - sampleagem
- Sample rate/ tratamento
Tema 6 - Trilhas Sonoras/ Musica Ambiente/ Instalações
- Investigação de timbres, seus efeitos e intenções.
- Fontes sonoras/ Efeitos especiais/ Sonorização
- Composição musical com bancos/fontes sonoras próprias
- Instalações Sonoras
Fonte: ResTelinha