Graduação

Sistema de informações poderá facilitar trabalho de pesquisadores da Unitins

Pesquisadores da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins terão mais um facilitador para desenvolver seus estudos. É que o governo do Estado vai firmar um termo de cooperação com o IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A solenidade aconteceu nessa quarta-feira, 8, a partir das 14 horas, auditório do bloco IV, do Campus da UFT – Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.
Serviços como o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Sistema Repositório DSpace para a preservação e redistribuição de informações em formato digital ficarão acessíveis para a comunidade científica tocantinense.

A partir da assinatura desse termo de cooperação será elaborado o SisMID – Sistema de Informação Nacional para Alimentação do Mapa de Inclusão Digital, que consiste num plano de trabalho para a implantação da metodologia de operação de inclusão digital no Estado, além da a implantação da ACV - Avaliação do Ciclo de Vida.
Além disso, com o acordo de cooperação técnica entre o IBICT e o Estado do Tocantins, serão ampliadas as iniciativas do Instituto para a democratização do acesso à informação científica e maior compartilhamento do conhecimento científico, contribuindo decisivamente para a redução das desigualdades sociais.
Durante o evento também será realizado um seminário com a participação do diretor do Instituto, Emir Suaiden, e os coordenadores de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, Cecília Leite, e Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, Hélio Kuramoto. Eles apresentarão, de maneira detalhada, os produtos e serviços do Instituto para membros da comunidade científica local.

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS