O Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins (Pacqto), integrado pela Brigada da Comunicação, lançado no primeiro semestre deste ano pelo Governo do Estado, foi apresentado na manhã desta terça-feira, 8, aos alunos de até 15 anos de escolas das redes municipal e estadual de ensino de Palmas e do Projeto Segundo Tempo, que estudam na área de velejamento e outros esportes da Escola da Marinha do Brasil.
O programa, que tem a parceria de mais de 20 secretarias estaduais e coordenação da Secretaria de Comunicação, realizou por meio de palestra e demonstrações de bonecos de fantoche, como o fogo se inicia e se propaga pela ação humana, no meio rural e urbano, e os resultados quase sempre trágicos para os recursos naturais e a vida das pessoas e animais.
Conforme Laert Oliveira, do núcleo de Publicidade e Marketing da Secom e um dos coordenadores do Pacqto, as mensagens de educação ambiental levadas às comunidades dos mais de 30 municípios que mais registraram queimadas em 2010 vêm mostrando visíveis resultados. São pelo menos 70% menos focos em todo o Estado em relação ao ano passado. Ele destaca que a própria população tem percebido os ganhos com a redução das queimadas. “As crianças comentam entre elas e isso tem sido um fator multiplicador”, diz, acrescentando que este trabalho de buscar conscientização das comunidades, tendo as crianças como agentes diretos na disseminação, não foi idealizado só por um ano e vai continuar, pois as ações requerem mais tempo para atingir os objetivos previstos.
O álbum de figurinhas do Pacqto com motivos da fauna e flora, um sucesso pelos coordenadores, prosseguirá no ano que vem. A apresentação da equipe da Brigada da Comunicação foi, para o coordenador do projeto Força no Esporte Navegar é Preciso/Segundo
Tempo da Escola da Marinha na capital, Fiel Trindade Filho, muito positiva porque o fato de ensinar algo às crianças sempre é fácil em relação à assimilação. “Quando você leva conhecimentos sobre meio ambiente elas não só aprendem como podem passar isso às outras pessoas”, sublinha.
Tiago Araújo, 11 anos, da Escola Tom Jobim (1206 Sul) é um dos 100 alunos que recebeu a equipe do Pacqto para a apresentação do teatro de bonecos e confessa que compreendeu bem a mensagem de evitar queimadas. “Agora fiquei sabendo como não se deve fazer queimadas”, afirma o garoto.
No dia 10/12, a Escola da Marinha realiza, a partir de sua base na Capitania dos Portos, no Lago do Lajeado, uma regata em diversas categorias e faixas etárias. Internamente vem sendo realizada a fase eliminatória da competição.
Fonte: Secom-TO