A Comissão de Turismo e Desporto vai realizar audiência pública com os ministros da Educação, Fernando Haddad; e do Esporte, Aldo Rebelo; além dos presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; e do Sistema do Conselho Federal de Educação Física (Confef/Crefs), Jorge Steinhilber.
O objetivo do debate, ainda sem data marcada, é discutir a real situação do conceito de esporte-educação ou esporte educacional. A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que solicitou a reunião, afirma que o esporte educacional procura transcender a visão do esporte como performance e como busca por resultado.
Ela enfatiza que, além da influência no aspecto sócio-educacional, o esporte-educação tem um potencial importante na formação de novos atletas. "Aliado a realização de eventos como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 e as próprias Olimpíadas Escolares, o conceito educacional contribui para divulgar a prática esportiva e, por consequência, aprimora as técnicas esportivas de alto rendimento."
A deputada lembra que o esporte-educação está fundamentado em valores como coeducação, emancipação, participação e cooperação." Em um ambiente altamente competitivo que o mundo atual se contextualiza, o esporte-educação é uma ferramenta valorosa no processo de ensino/aprendizagem dos jovens e na formação do ser humano”, acrescenta Professora Dorinha.
De acordo com as Nações Unidas, apesar do reconhecimento do impacto positivo que o esporte tem no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, a educação física está cada vez mais sendo marginalizada do sistema de educação. “O foco conceito esporte-educação é priorizar o desenvolvimento do indivíduo e não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas dos esportes”, diz a deputada.
Fonte: Redação/ RCA