Uma parceria entre a 3ª Companhia de Bombeiros e o Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -, no município de Araguaína, para a realização de cursos de aperfeiçoamento dos profissionais vai melhorar os serviços prestados pelos dois órgãos à comunidade. A primeira etapa iniciou nesta segunda-feira, 13, com aulas de combate a incêndio, noções de produtos perigosos e direção defensiva para condutores de viaturas de emergência.
As aulas destinam-se aos 60 funcionários do Samu, entre médicos, enfermeiros, motoristas e pessoal da administração, que foram divididos em duas turmas. O curso está sendo ministrado pelo subtenente José Willames Araújo Soares e pelo cabo Marinaldo Rocha, com aulas teóricas e atividades práticas. Nesta segunda e terça, o conteúdo teórico está sendo apresentado aos profissionais no Centro de Formação de Condutores Val. As aulas teóricas acontecerão nos dias 15 e 16, na Seção Contra Incêndio, no aeroporto do município.
Os temas foram selecionados devido à ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados na rodovia BR-153, nas proximidades do município. “Em acidentes com cargas de produtos perigosos, é necessário que o socorrista saiba identificar corretamente o material para prestar o atendimento adequado, reduzindo os riscos, tanto para a equipe quanto para as vítimas”, observa o comandante da Companhia, tenente Lusinézio Rocha Pereira. A possibilidade de incêndios em acidentes de trânsito também não pode ser descartada e a ação rápida e eficiente pode evitar uma tragédia.
A próxima etapa será voltada aos bombeiros, que poderão renovar os conhecimentos na área de primeiros socorros, aferição da pressão arterial e utilização correta do oxigênio nas ocorrências de resgate. “Bombeiros e Samu sempre trabalham em conjunto e com esta aproximação quem ganha é a população”, ressalta tenente Rocha.
Capacitação
- MAIS LIDAS
-
Sesc abre processo seletivo para contratações em Palmas, Paraíso e Gurupi
Vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas da Licenciatura
-
Sesc e Senac se unem para oferecer ensino médio integrado ao curso Técnico em Administração
Primeira série ensino médio foi incluída no calendário escolar de 2025
-
-