Confira na íntegra a nota
NOTA OFICIAL
Após divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC) pelo Ministério da Educação (MEC), no qual o Centro Universitário UnirG obteve conceito 2, faz necessário pontuar algumas situações.
Esta avaliação baseia-se na análise das condições de ensino, em especial àquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Quanto ao Enade, esclarece-se que o Exame resulta de uma somatória de notas que envolvem uma série de itens: avaliação da estrutura física e pedagógica da IES, preenchimento de questionário por parte do coordenador do curso e preenchimento de questionário pelos alunos. Entretanto, envolve também uma dimensão que muitas vezes foge da alçada da IES que é a prova, que avalia o desempenho dos estudantes que concluem os cursos de graduação. Isto porque é preciso contar com a colaboração dos alunos inscritos em dois pontos fundamentais: primeiro, eles precisam comparecer ao Exame e segundo, eles devem responder a avaliação de forma séria, com a consciência de que o resultado é importante não só para a IES, mas também para o seu futuro profissional.
Vale considerar que o Enade refere-se a 2010, ainda sobre os reflexos de momentos institucionais conturbados vividos nos últimos anos e cujos resquícios são colhidos até hoje.
Outro fato a ponderar diz respeito ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujos resultados apontam que o desempenho de muitos dos estudantes que concluem o Ensino Médio ainda é inadequado. Vale ressaltar que mais de 90% dos alunos da UnirG são oriundos de escolas da Região Norte do País, que apresenta índices deficitários frente aos demais estados brasileiros, o que, infelizmente, também acaba prejudicando o desempenho dos estudantes durante o curso de graduação. Nesse sentido, a IES já estuda uma política de nivelamento em disciplinas básicas para os acadêmicos que ingressam na Instituição.
É preciso ressaltar que somos o único Centro Universitário localizado em uma cidade do interior em toda a Região Norte e que enfrentamos as dificuldades sociais, econômicas, culturais e políticas inerentes a esta realidade. Como faculdade isolada que um dia fomos, provavelmente teríamos um melhor conceito. Entretanto, com apenas três anos de existência, temos ainda diversas ações a serem implementadas com vistas à consolidação enquanto centro universitário.
Diante do contexto exposto, é importante ressaltar que vários investimentos e ações estão sendo realizados pela Fundação e Centro Universitário e que certamente refletirão nos índices de avaliações futuras:
Enquadramento do corpo docente
Efetivado em 2010, proporciona aos professores melhores salários a fim de que eles tenham tempo dedicado exclusivamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão da IES.
Qualificação dos professores
Atualmente 49 docentes encontram-se em qualificação, sendo 35 mestrandos e 14 doutorandos.
Renovação do credenciamento como Centro Universitário
Em 2008, a UnirG tornou-se o primeiro Centro Universitário genuinamente tocantinense. Agora, após três anos, estamos em fase de renovação deste credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Nesse intuito, um amplo diagnóstico foi realizado junto aos alunos e professores, o que apontou aspectos pontos positivos e também pontos negativos, que precisam ser melhorados, sendo estes já incluídos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2017.
Este diagnóstico também permitiu detectar outros pontos que precisam de melhoria em curto e médio prazos. Providências já estão sendo tomadas neste sentido, a exemplo da criação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), que são formados dentro dos conselhos de curso e têm o papel de repensar os projetos pedagógicos readequando-os às diretrizes curriculares nacionais de cada área, bem como auxiliar a coordenação a repensar o curso de modo geral.
Investimentos
Nos anos anteriores, a Academia vinha sofrendo com a falta de recursos. Porém, nos últimos meses, a Fundação retomou os investimentos na área acadêmica, o que está contribuindo para a gradativa melhoria da estrutura da Instituição. Até o final deste ano, a Fundação deve investir R$ 1 milhão de reais, conforme o Plano de Investimentos que elencou cinco prioridades de investimentos: acervo bibliográfico, manutenção e modernização das aulas, manutenção e avaliação de ensino, isolamento solar das janelas do campus I e manutenção das aulas práticas.
Perante tudo isso, não se pode perder de vista um componente bastante relevante: o papel social da UnirG no contexto local e regional.
As mensalidades acessíveis se comparadas a outras instituições e formas próprias de financiamento estudantil demonstram a preocupação em atender às necessidades e demandas locais e regionais, o que motivou sua fundação e tem impulsionado o seu crescimento.
Ao longo de quase três décadas, a IES vem se consolidando como promotora do desenvolvimento local e regional. Atualmente possui cerca de 5000 alunos, 370 professores e 530 funcionários. Entre técnico-administrativos e professores, são mais de 900 famílias que vivem da renda gerada pela IES, com uma folha de pagamento que gira em torno de 2,5 milhões de reais e faz da Instituição uma potência respeitável para a economia da região.
Vale destacar ainda os serviços prestados à comunidade por meio de seus centros de aplicação e projetos e atividades de extensão. De acordo com o Balanço Social/ 2011 (Ano-base 2010) a ser divulgado em breve, foram realizados mais de 130.000 atendimentos à comunidade nas mais diversas áreas: atendimentos médicos, farmacêuticos, psicológicos, empresariais, contábeis, advocatícios, educacionais, dentre diversos outros serviços.
Agradecemos a atenção dispensada, reafirmando o nosso compromisso em trabalhar pelo fortalecimento da Instituição e consequentemente de Gurupi e região sul do Tocantins.
Atenciosamente,
Reitoria/ Centro Universitário UnirG