Saúde

Curso de Biomedicina da FAG realiza projeto de extensão de Promoção à Saúde

Conceituar saúde se torna muito difícil, pois, normalmente tem-se ideia do que é saúde pelas experiências que as pessoas já passaram ou passam. Há vários conceitos e estes foram construídos e modificados com visões diferenciadas e quem as muda é a própria realidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e, já pode-se dizer também, o bem-estar espiritual e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”. A saúde é considerada como um valor devido ao vínculo à vida. A OMS diz que a “Saúde tem que ser conseguida e não imposta” daí pressupõe-se que a primeira exigência para o alcance dela é o comprometimento tanto por parte das pessoas quanto por parte governamental. E a PROMOÇÃO da SAÚDE, como é processada?

A Constituição Federal do Brasil, de 1988, dita como Constituição Cidadã, define “Saúde como um direito de todos e um dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção (grifo nosso), proteção e recuperação. (Art. 196 e 198)”. Promover Saúde passa a ser um direito e não um favor. Consiste da combinação da educação, intervenções legais, econômicas ambientais e organizacionais dentre outras.

Segundo MACEDO “A educação é pré-requisito essencial em todos os programas de promoção a Saúde”. Promover Saúde leva-se a compreender que é uma atividade que engloba vários setores, não só os serviços médicos, mas também todos aqueles que reconhecem a necessidade de mudança nas maneiras e condições de vida, a fim de promover a saúde.

Nesse sentido, o 4º Período do Curso de Biomedicina da Faculdade Guaraí (FAG), sob a orientação do Profº. Médico, Sebastião Paes Neto, desenvolveu o Projeto de extensão “Promoção à Saúde” com oito ações, tais como: Desnutrição Infantil, Promoção da Saúde na FAG, Saúde Bucal, Promoção da Saúde nas Creches de Guaraí, Promoção da Saúde nos Postos de Combustíveis de Guaraí, Boate da Melhor Idade, Toque Terapêutico e Diabetes Mellitus.

O projeto teve o propósito de promover e incentivar a pesquisa e facilitar o envolvimento e desenvolvimento dos acadêmicos com a realidade na qual estão inseridos e, com isso, levar a comunidade a compreender que promover saúde não é favor de nenhum governo. A Promoção da saúde deixa de ser uma peculiaridade só de hospitais e postos de saúde, mas passa também de outros lugares como: lares, escolas, bem como os alimentos, o ar que se respira, a água que se bebe, o salário que se recebe, a crença, o lazer, enfim, promover saúde é tudo aquilo que evita e previne as situações que podem colocar a saúde em risco tornando o cidadão ou a comunidade em situação de vulnerabilidade.

Parabéns a todos os acadêmicos que se empenharam ao professor pela iniciativa, aos outros cursos que deram seu apoio e a comunidade em geral.

Profª. Biomédica Idalina Pinto Cunha Marques - Coordenadora do curso de Biomedicina da FAG.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAG

TWITTER