Da Redação Vitrine
O I Seminário Estadual de Educação Profissional, com o tema “Educação Profissional: Integração, Perspectivas e Desafios”, acontecerá nesta próxima segunda-feira, 28, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 19 horas. O evento será promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) por meio da Diretoria de Educação Profissional da pasta, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o qual se estenderá até o dia 30 de novembro, onde promoverá diversas discussões sobre esta modalidade educacional.
No dia da abertura do Seminário, além das apresentações culturais, e do vídeo de contextualização da Educação Profissional do Tocantins, haverá ainda a palestra com o tema: “Currículo da Educação Profissional Técnica e de Nível Médio: concepções, objetivos e perspectivas”, ministrada por Nilva Schroeder, representante do MEC na ocasião. Os dois demais dias de atividades do evento contarão com mesas redondas, oficinas com especialistas tocantinenses e de outras regiões do Brasil, inclusive com representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Exceto pela abertura, a programação do evento vai ocorrer no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na quadra 201 Norte, conjunto 3, lotes 3 e 4, em Palmas. A lista completa dos horários de cada atividade pode ser conferida no link: I Seminário Estadual de Educação Profissional.
Segundo a Diretora de Educação Profissional da Seduc, Rosana Barreto, o Seminário será uma ótima oportunidade para os educadores e outros profissionais do ramo possam trocar experiências. “Este encontro entre tantos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e outros que atuam na Educação Profissional será fundamental para contextualizarmos a realidade deste segmento educacional nas esferas tocantinense e nacional. Um dos tópicos a serem abordados, por exemplo, será a questão da Educação Profissional Integrada, onde, como o nome sugere, integra-se o currículo do Ensino Médio, tradicional ou técnico, ao proposto pelo Ensino Profissionalizante”, elucidou a diretora.
Pronatec
O evento será marcado, também, com o lançamento oficial, no Tocantins, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que objetiva expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de Formação Inicial e Continuada, por meio da Bolsa Formação Estudante, para alunos do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de educação tocantinense.
Fonte: Seduc - TO