Da Redação Vitrine
O Campus da UFT em Gurupi passa a contar com um doutorado em Produção Vegetal, o terceiro da UFT. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o novo curso com avaliação de nível quatro e a expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2012 seja realizada a seleção para a primeira turma.
De acordo com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, o curso terá duração de três a quatro anos, exigindo dedicação exclusiva do aluno. Conforme o coordenador do Programa (que engloba mestrado e doutorado), professor Gil Rodrigues dos Santos, o curso objetiva gerar pesquisas na agricultura em áreas tropicais. "Também vai contribuir na formação de recursos humanos nas áreas estratégicas das linhas de Fitossanidade, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas e Manejo do solo e água", complementou.
Para o diretor do Campus, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, o curso será fonte de geração de inovação. "Os trabalhos e teses trarão desenvolvimento à região", pontua, acrescentando que o curso será importante para a atração de pesquisadores e também melhorará a captação de recursos para pesquisas.
O primeiro doutorado da UFT foi o de Ciência Animal Tropical oferecido no Campus de Araguaína, e o segundo, em Biodiversidade e Biotecnologia, faz parte da Rede Bionorte, à qual a UFT está ligada juntamente com outras 27 instituições de oito estados (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, MatoGrosso, Pará, Roraima e Rondônia).
Fonte: UFT