Ensino Geral

Escola Jorge Amado lança projeto "Pais Participativos, Violência Zero"

A Escola Municipal Jorge Amado, localizada em Taquaralto, buscando interromper o ciclo de violência que afeta diretamente o aprendizado dos alunos, lança nesta sexta-feira, 17, às 14h, o Projeto "Pais Participativos, Violência Zero". O projeto conta com a parceria do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (CEDECA/TO), do Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, da Guarda Metropolitana e das secretarias municipais da Educação e da Saúde.
O projeto tem por objetivo combater os vários tipos de violência contra crianças e adolescentes, tais como violência física, negligência, violência psicológica, abandono, abuso sexual, trabalho infantil, mendicância, corrupção, participação em ações delituosas e a falta de controle parental. Esse combate será através da integração dos pais e da sociedade civil no processo ensino-aprendizagem a fim de resguardar o bem estar dos discentes, na expectativa de que eles cresçam sem obstáculos ao seu desenvolvimento biológico, psicológico, social e intelectual. 

Para colocar em prática o projeto, que acontecerá durante todo o ano letivo de 2009, a escola irá realizar três tipos de ações: primárias, secundárias e terciárias. As ações primárias terão como foco as palestras com profissionais da área de educação, saúde (médicos e psicólogos) e de direito para pais e alunos. Nas ações secundárias, o projeto promoverá o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pelos professores e alunos e um concurso de tirinhas que, no final, apresentará os trabalhos que expressarem o melhor aprendizado do conteúdo ministrado. Já as ações terciárias terão como meta a formação de um banco de dados com o registro de violências contra as crianças e adolescentes envolvidos no processo e o encaminhamento dos alunos vítimas aos órgãos competentes. 





 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS