Graduação

Alunos da Unitins levam educação ambiental para a comunidade

Conscientizar a comunidade sobre as questões ambientais e a importância de melhor utilizar os recursos naturais foi o trabalho de educadores e alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Marcos Freire, que fica na zona rural de Palmas. A atividade é uma iniciativa da escola em parceria com a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e integra as ações do projeto São João.

Foram dois dias dedicados para conversar com a comunidade local sobre os problemas que eles já percebem hoje e o que fazer para que o futuro reserve possibilidades para todos. Na quarta-feira, 22, os estudantes visitaram as casas dos moradores e falaram da necessidade de trabalhar melhor o condicionamento de lixo, de manter rios e córregos limpos para que todos possam usufruir, de evitar queimadas e desmatamentos.

Nessa quinta-feira, 23, o trabalho foi dedico ao plantio e distribuição de mudas de espécimes nativas do cerrado. “Dar mais atenção à natureza, olhar a atitude que a gente tem e parar de jogar lixo nos córregos, fazer queimadas. É isso que eu espero que as pessoas entendam”, é o que pensa Carolina Noronha, estudante do 7º ano, que disse que vai contribuir para o reflorestamento plantando as mudas que ganhou na aula de hoje.

Segundo a professora que coordenou idealizou a atividade, Rosiane Nunes de Barros, que dá aula de Geografia, o objetivo é despertar nos alunos a necessidade de cuidar melhor dos recursos naturais disponíveis. “Eles também são responsáveis por preservar o meio ambiente e começa melhorando o lugar onde eles vivem”.

Rosiane explicou que esses temas são trabalhados em sala de aula, mas que é importante aliar a teoria à prática e adiantou que no próximo módulo vai falar da importância dos recursos hídricos para os seres vivos.

Fonte: Ascom Unitins
 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS