Quatro cursos previstos na grade de capacitação da Secretaria da Administração para servidores públicos estaduais acontecem na próxima semana, de 04 a 22 de maio, na Egove - Escola de Governo, em Palmas.
Foram distribuídas 100 vagas, todas já preenchidas, entre os cursos de Corel Draw, Redação Oficial, Informática Básica e Contabilidade Pública. O objetivo da Escola é aperfeiçoar o conhecimento dos servidores dentro de suas áreas de atuação.
Os cursos que acontecem nos períodos matutino e vespertino, de 8 às 12h e das 14 às 18h, têm carga horária diferenciada, como é o caso de Contabilidade Pública e Redação Oficial com 20 horas cada. Já Corel Draw tem carga horária de 30 horas e Informática Básica, o mais longo,
com 60 horas.
Os interessados em participar dos cursos da Egove devem procurar o gestor do SICAP - Sistema de Capacitação Funcional dos Servidores do Poder Executivo, em seu órgão, ou o setor de Recursos Humanos.
Um dos cursos mais concorridos da programação da Escola de Governo é o de Contabilidade Pública. A capacitação será ministrada pela contadora e mestre em Ciências Empresariais, Sônia Lima. Servidores que atuam nas áreas de contabilidade, orçamento, finanças, planejamento e controle terão como conteúdo programático conceitos de contabilidade
pública, contabilidade aplicada à administração pública, legislação aplicada, plano de contas, critérios de classificação das contas, indicadores de restrição da conta, movimentação de recursos financeiros, Lei de Responsabilidade Fiscal e balanços.
De acordo com a ementa, o curso visa proporcionar aos servidores uma visão integrada da contabilidade pública, orçamento público e suas inovações introduzidas pelo PPA – Plano Plurianual, conduzindo-os a uma execução eficaz do orçamento, além de conscientizar os
participantes da importância que a contabilidade pública assume na gestão dos entes públicos como fundamental instrumento de planejamento e controle, facilitando assim o alcance dos objetivos governamentais.
Fonte: Secad - Secretaria da Administração e Ascom - Assessoria de Comunicação