Educação Especial

Seduc anuncia novas diretrizes de funcionamento das Apaes

 

O secretário Estadual da Educação, Danilo de Melo, recebeu o presidente da Federação das Apaes do Tocantins (Feapaes), Nilson Alves Ferreira, para tratarem sobre o atendimento nas escolas especiais das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que possuem convênio com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Na reunião, convocada pelo secretário, foram definidas as novas diretrizes de funcionamento das unidades.

Dentre os assuntos abordados foi acordada a modulação dos servidores que atuam nestas unidades, ficando definida a jornada de oito horas diárias. O secretário assegurou benefícios para estas escolas especiais, como ar-condicionado nas salas, maior quantitativo de ônibus para o transporte dos estudantes e, ainda, a entrega de kits escolares para aos alunos e outros destinados aos professores.

Também esteve em pauta a proposta da Seduc de implantação do Núcleo de Apoio à Inclusão nas Apaes do Tocantins. O projeto prevê a disposição de equipes multidisciplinares em cada uma destas unidades, visando o atendimento integral dos alunos especiais. Cada equipe será composta por: nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo, psicólogo, entre outros profissionais.

De acordo com a subsecretária de Educação Básica da Seduc, Marciane Machado, a intenção do Governo é oferecer o melhor atendimento para os apaeanos do Tocantins. “Todos esses encaminhamentos são para a melhoria nas condições de atendimento ao aluno especial. Inclusive, estão previstas reuniões semanais com a Feapaes, os diretores das escolas especiais, representantes de pais dos alunos e a Diretoria de Inclusão da Seduc, para que sejam atendidas todas as demandas do movimento apaeano”, conta.

Para o presidente da Feapaes, Nilson Ferreira, todas as ações anunciadas demonstram o compromisso do Governo do Estado com os alunos especiais. “Estamos muito felizes com o comprometimento que o Governador Siqueira Campos e o Secretário Danilo têm com o movimento apaeano, sempre atendendo às nossas demandas que visam o aperfeiçoamento nos atendimentos educacionais que são realizados nas Escolas Especiais das Apaes”, ressalta.

Tocantins:

Hoje, no Tocantins, existem 25 escolas especiais das Apaes conveniadas com a Seduc. Nestas unidades são atendidos cerca de seis mil alunos em diversos municípios.

 Fonte: SEDUC - TO

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS