A pedagoga e pesquisadora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Thais Peluzo, visitou a cidade de Palmas, nos dias 22, 23 e 24 deste mês, para conhecer o modelo de educação integral implantado na Capital tocantinense. O objetivo é colher subsídios para pesquisa de mestrado em Psicologia da Educação, que tem como tema “Educação Integral em Tempo Integral: significações constituídas por diretores pedagógicos e professores”.
Além da estrutura física, com espaços educativos que foram construídos para fazer uma educação em tempo integral, a pesquisadora diz ter ficado encantada com o modelo de educação de Palmas e sua proposta curricular de forma integrada.
“Fiquei maravilhada! Estou encantada com a proposta curricular que é integrada, na qual o aluno tem uma base comum diversificada ao longo do dia e tem oportunidades de aprendizagem criadas a partir das potencialidades das crianças. Você tem o conhecimento historicamente acumulado sendo trabalhado, mas também tem todas as outras atividades dentro do currículo e de uma forma integrada. Isso me deixou muito contente. Um aspecto que eu achei interessante é que todas as áreas são de igual importância e também há participação da família, que acaba sendo atraída para a escola por conta do envolvimento dos filhos”, expressou Thais Peluzo.
Segundo o secretário da Educação de Palmas, Zenóbio Júnior, é gratificante estar à frente da Educação de Palmas, que, pelo projeto e determinação do prefeito Raul Filho, ganhou destaque e já é referência nacional. “É muito gratificante ser gestor de uma pasta como essa e é com orgulho que posso afirmar: é possível fazer educação pública com qualidade!”, exclamou.
Pesquisa
A dissertação de mestrado da pedagoga Thais Peluzo tem a orientação do professor doutor da PUC-SP, Antônio Carlos Caruso Ronca, que atua ainda como conselheiro do Conselho Nacional de Educação, é membro do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), membro do Conselho Consultivo do Centro de Atendimento ao Trabalhador e membro do Conselho da Fundação Abrinq, que trabalha para defender os direitos das crianças e adolescentes. ( Com informações da Ascop Palmas-TO)