O Senador Flávio Arns recebeu, nesta terça (05/05), representantes dos polos regionais de educação a distância que, conveniados com a Universidade do Tocantins (UNITINS), operam telecentros utilizados por cerca de 100.000 alunos dos cursos de graduação a distância da Instituição, situados em mais de 1200 municípios brasileiros. Um acordo de ajuste de conduta firmado no Ministério Público, entretanto, determinou o fechamento dos cursos, que são pagos pelos alunos para dar cobertura à terceirização dos polos regionais, os quais mantêm a infraestrutura de informática e Internet para os alunos acessarem os cursos em seus municípios.
Na reunião, afirmou-se que o processo de criação dos cursos a distância da UNITINS foi devidamente autorizado e acompanhado pela Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação. Foram feitos investimentos, não sendo razoável que todo esse trabalho seja perdido. Atualmente os telecentros de EAD da UNITINS geram mais de 7.000 empregos diretos em todo o Brasil.
“O ensino a distância é uma modalidade que inova no processo de ensino superior e deve ser consolidado como uma alternativa de qualidade ao ensino presencial”, afirmou Flávio Arns. No encontro ficou acertado que será realizada reunião administrativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, com a presença da União Nacional dos Estudantes, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, da Associação Nacional de Educação a Distância, da Unitins e do Sistema Educacional EADCON, em busca de soluções para o problema. A data será reunião será divulgada posteriormente.
“Espero que dessa reunião surjam caminhos novos que apontem para o fortalecimento de uma educação a distância de qualidade, que garanta a formação dos profissionais qualificados de que o nosso País necessita”, concluiu o Senador.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Senador Flávio Arns