Uma das prioridades do primeiro dia da missão tocantinense na Europa foi conhecer as experiências adotadas pela Espanha no fomento ao desenvolvimento de áreas rurais, como a irrigação de áreas agrícolas produtivas.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, discutiu com o subsecretário geral de Irrigação e Economia de Água do Ministério espanhol, Manuel Navarro, os pontos positivos e negativos das políticas desenvolvidas nessa área. “É fundamental detalhar quais são as responsabilidades do Governo e do setor privado e qual é o papel exercido por cada uma das partes. É preciso avaliar muito bem a relação custo benefício no que diz respeito aos investimentos e aos resultados esperados”, afirma Café.
Outra possível área de colaboração é a tecnologia desenvolvida pela Espanha para a rastreabilidade do gado. O sistema permite o armazenamento de informações como: origem e destino, condições de transporte, abate, entre outros dados. O secretário avalia que essa troca de experiências e de conhecimento será altamente positiva, uma vez que a Espanha é referência mundial em tecnologias aplicadas à agropecuária. ( Com informações de Texto e fotos: Patrícia Storni )