Especiais

Trabalhadores em Educação do Tocantins participarão da mobilização nacional

Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

 

No Tocantins a direção do SINTET - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins decidiu após ouvir todos os presidentes das diretorias regionais, que realizará paralisação de 3 dias, a partir de amanhã, 14. Cada regional do estado decidiu se farão paralização nos 3 dias, 2 ou apenas 1, com mobilização intensa. 

Segundo o SINTET, há municípios que já tem decisão de greve decidida em assembléias municipais.   

Em nota nesta segunda-feira, 13, a Secretária Estadual de Educação - Seduc,do Tocantins, diz que os trabalhadores em Educação da rede estadual poderão participar da mobilização marcada para a próxima sexta, 16. A mobilização é devido à paralisação nacional dos trabalhadores em Educação.

A Seduc afirma que as aulas que seriam ministradas no dia 16 deverão ser repostas, garantindo que os estudantes não sejam prejudicados. A deliberação foi acordada entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), Seduc e Secretaria Estadual da Administração (Secad), em reunião realizada no ultimo dia 06.  Na ocasião foi definido também um cronograma de trabalho para debater assuntos como a revisão de tabelas dos servidores do Quadro Geral, revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), progressões, dentre outros assuntos. O próximo encontro entre Seduc, Sintet e Secad deve acontecer no próximo dia 14.

Mobilização Nacional:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE irá promover mobilização nos dias 14,15 e 16 de março. Entre os fatores da Greve Nacional da Educação estão: a implementação do piso, melhorias na carreira e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Plano Nacional da Educação (PNE).

Paralização: Tocantins

A paralização irá acontecer nas quatro regiões do Tocantins com seguintes cronogramas, divulgados pelo SINTET:
 

 PALMAS:

- Dia 14 paralisação geral (todos parados), concentração no SINTET central as 13:00, caminhada pela JK a partir das 16:00

- Dia 15 panfletagem nas feiras (sem paralisação);

ARAGUAINA:

- Dia 15 paralisação geral (todos parados), concentração as 07:00 no SINTET e caminhada até a Praça da Bandeira no centro da cidade.

AUGUSTINÓPOLIS:

- Paralisação geral nos 3 dias, dia 14 na sede em Augustinópolis vai ter o “Encontrão” para debate dos temas (local a ser definido pela Regional).

GUARAI:

- Paralisação geral dia 16, com concentração em Guaraí  na Feira coberta a partir das 08:00

GURUPI:

- Paralisação geral dia 16 com concentração na praça da Igreja Nossa Senhora da Abadia

MIRACEMA: - Paralisação dia 16 com caminhada a partir das 08:00 saindo da Praça Doracy de Morais.

PORTO NACIONAL:

- Paralisação geral nos 3 dias. Dia 14 concentração a partir das 07:00 na Praça da Catedral

COLINAS:

- Paralisação geral dia 16 com atividade em Colinas, concentração as 8:00 no Caribe Clube.

PARAÍSO:

- Paralisação geral dia 16, concentração na sede do SINTET a partir das 14:00

TOCANTINÓPOLIS:

- Paralisação geral dia 16, com ato público a partir das 8:00 em Tocantinópolis (local a definir)

SUDESTE:

- Paralisação geral dia 16, panfletagem nas cidades de Natividade, Taguatinga e Dianópolis. Outros municípios estarão paralisados e organizando suas manifestações.

 

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS