Ensino Técnico

Recursos para a ensino técnico será liberado, afirma Secretário do MEC

Da Redação Vitrine 

A deputada Federal, Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO), e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia Borges da Silveira participaram, nesta quarta-feira, 21, de uma reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação Marco Antônio de Oliveira. Os mesmos buscavam a confirmação da liberação de recursos para quatro escolas técnicas no projeto Brasil Profissionalizado.

Segundo o secretário, Borges da Silveira, há projeto para a construção das escolas nas cidades de Tocantinópolis, Augustinópolis, Lagoa da Confusão e Xambioá. O secretário também garantiu junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica a complementação de recursos para dar continuidade à construção da escola técnica em Guaraí.

Segundo deputada Dorinha, a ideia é criar uma rede de escolas técnicas estaduais e federais integradas para garantir o acesso ao ensino profissionalizante em todas as regiões do Estado. “O Tocantins tem cidades polos onde podem ser instaladas escolas profissionalizantes que atinjam todo o Estado”, disse a Deputada Federal.

O secretário Marco Antônio Oliveira confirmou a disponibilização dos recursos e disse as parcerias nesse âmbito são bem vindas e que há grande interesse do MEC de fortalecimento de iniciativas como a do Tocantins em criar a rede integrada de ensino profissionalizante.

Outro projeto citado pelo secretário tocantinense foi o Ensino Técnico à Distância, que já atinge 21 municípios tocantinenses através do Instituto Federal de Tecnologia. “O Tocantins já tem uma cultura de ensino a distância e com essas novas escolas técnicas, o acesso ao ensino técnico será facilitado”, disse.

Projeto Brasil Profissionalizado

O projeto permite à sistematização de ações que consolidam a formação profissional, através de cursos técnicos das escolas da rede pública e objetiva a implantação de um novo Ensino Médio, compreendendo formação geral com a preparação técnica e científica.

É propósito, ainda, do programa, incentivar o retorno de jovens e adultos ao ambiente escolar, oportunizando a construção de competências e habilidades profissionais que favorecem a inserção no mercado de trabalho, sendo importante a elaboração de um diagnóstico que aponte as nossas oportunidades e, ainda, sinalize as especialidades necessárias, considerando os arranjos produtivos e as perspectivas de futuro da comunidade.

Fonte:  Ascom - Dorinha 

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