Teve inicio na manhã desta segunda-feira, 18, e termina na sexta-feira, 22, no campus II da Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas, os dois primeiros módulos do curso “Adequação Ambiental para Propriedades Rurais”, coordenado pelas Diretorias de Planejamento e de Recursos Florestais do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.
O curso tem 42 participantes e pretende capacitar técnicos do órgão ambiental, consultores que prestam serviços de solicitação de LFPR – Licenciamento Florestal da Propriedade Rural e técnicos de órgãos parceiros do Naturatins. O curso está sendo ministrado pelos professores André Nave e Ricardo Rodrigues da ESALQ - Escola Superior Luiz Queiroz de Piracicaba (SP).
Na abertura do evento, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, destacou a cooperação técnica com a TNC – The Nature Conservancy e a Faculdade Católica do Tocantins para a realização do curso. “Essas parcerias são uma ferramenta de gestão que usamos para a proteção do meio ambiente. Atualmente o Naturatins presta um serviço de qualidade no que se refere ao licenciamento ambiental no Tocantins e busca aumentar os conhecimentos de seus técnicos”, disse Falcão.
Estavam presentes diretores e técnicos do Naturatins e representantes da TNC, Faculdade Católica, Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Ruraltins, Federação da Agricultura do Tocantins, Ministério Público, Ibama, Incra, e instituições de ensino.
Programação
O curso é dividido em cinco módulos. Os dois módulos iniciados nesta segunda-feira vão abordar a base teórica e conceitual para a reestruturação florestal e definição das legendas regionais. Nesta terça-feira, 19, durante todo o dia, os alunos participarão de uma aula prática voltada para restauração florestal, em uma área localizada no distrito de Buritirana, próximo a capital tocantinense. Os próximos módulos do curso acontecerão de 8 a 10 de junho (3º módulo); 24 a 26 de junho (4º módulo), e de 29 de junho e 1º de julho (5º módulo).
Fonte: Ascom Naturatins