Da Redação Vitrine
Os interessados em concorrerem aos auxílios e bolsas oferecidos pelos nove editais de incentivo disponibilizados pelo Governo do Estado, através da Fapt – Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins têm até as 17 horas desta terça-feira, 26, para inscreverem os seus projetos. Os editais são voltados para diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o diretor cientifico da Fapt, Ricardo Sarmento, os editais irão englobar diversas áreas do conhecimento e um deles deve beneficiar, inclusive, alunos do ensino médio. Os beneficiados pelos editais não terão a obrigação de devolver o montante investido ao Governo, o ressarcimento acontecerá através da prestação de serviços. “São quase R$ 6 milhões em investimentos nesse primeiro lote de editais disponibilizados pela Fapt”, disse ele.
Após a fase de inscrição, a Fapt realizará a seleção das propostas através da análise documental e a de mérito científico com o auxílio de um comitê formado por pesquisadores de nível 1A do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifica e Tecnológico. “Para garantir a lisura do processo, todos os membros da comissão são pessoas de fora do Estado”, explicou o diretor.
Todas as informações dos editais estão no site: www.fapt.to.gov.br. As dúvidas podem ser tiradas através do e-mail: [email protected]. A inscrição deve ser feita de forma pessoal na sede da instituição localizada na 104 sul.
Editais
01/2012 – Contempla com bolsas pessoas que desenvolver pesquisas nas áreas de Biologia e Ecologia das Alterações Globais, no programa de Doutorado da Universidade de Aveiro, Portugal.
02/2012 – Concede bolsas de mestrado e doutorado aos servidores públicos estaduais, federais e municipais, lotados no Tocantins que já estejam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu.
03/2012 – Programa Theotônio Segurado é voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas tocantinenses.
04/2012 – Financia projetos de pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento.
05/2012 – Apoia a publicação de periódicos científicos com a intenção de apresentar as pesquisas tocantinenses nacional e internacionalmente.
06/2012 – Apoia a publicação de artigos científicos em grandes periódicos vinculados a instituições de ensino.
07/2012 – Busca valorizar trabalhos de extensão através do financiamento da interface com a pesquisa cientifica.
08/2012 – Financia a apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais.
09/2012 – Apoia a realização de eventos de cunho científico no Tocantins.