Concurso cultural inscreve até sexta, 14
Os melhores trabalhos serão premiados com notebook, tablet e aparelho de celular, respectivamente. Além disso, a escola com o maior número de inscritos ganhará um projetor multimídia.
Os melhores trabalhos serão premiados com notebook, tablet e aparelho de celular, respectivamente. Além disso, a escola com o maior número de inscritos ganhará um projetor multimídia.
Pelo projeto, os professores das entidades federais contarão com reajuste de salários variando de 25% a 40% em relação a março deste ano. A concessão dos valores nos contracheques ocorrerá em três parcelas, sendo 40% em 2013, 30% em 2014 e 30% em 2015. O texto antecipa de julho para março de cada ano a vigência dos reajustes. Com a proposta, o maior aumento previsto – de 40% – irá apenas para o professor universitário titular com dedicação exclusiva. Os demais receberão reajuste inferior.
A mudança na forma de realizar o pagamento é considerada pelo secretário, uma revolução. “Desde que o programa foi criado no primeiro mandato do Governador Siqueira Campos, as bolsas eram pagas com as pessoas levando o dinheiro em situação de risco, muitas vezes em sacolas e agora, através de licitação, vamos entregar cartões magnéticos”, enfatizou o secretário.
No Tocantins a maior pontuação foi 3 no Indice Geral do Curso – IGC.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório. O concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não compareceu à prova ficará em situação irregular e não poderá concluir o curso de Graduação.
Pode se inscrever qualquer pesquisador que reside no Tocantins e que esteja vinculado a alguma instituição de ensino e pesquisa do Estado. Os pesquisadores terão até 90 dias para submeter seus projetos junto a Fundação. O edital esta disponível no site da FAPT www.fapt.to.gov.br a partir de hoje, 03.
De acordo com a diretora de Pós-graduação, Kallyana Dominices, atualmente a instituição possui 33 professores doutores, um número pequeno perto do total de docentes de toda a instituição: cerca de 400. “Há uma demanda interna muito grande para a criação de um mestrado próprio, mas precisamos focar para a submissão de uma proposta”, disse a diretora.
A ação, que envolve a Universidade Federal do Tocantins - UFT e a Assembleia Legislativa, é um projeto de extensão e iniciativa do programa de formação política, ensino, pesquisa e laboratório do curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Palmas - IFTO.
No encontro, realizado no Auditório do Palácio Araguaia, em que reuniu ainda diretores e coordenadores de escolas da rede estadual, técnicos e servidores da Seduc, o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, falou de algumas das metas cumpridas, superadas e aquelas a serem cumpridas do planejamento 2011–2014 idealizado pelo Governador Siqueira Campos para a área de educação. Dentre elas, a da educação integral. De 18 unidades implantadas ano passado, neste 2012 chegam a 306 escolas em diferentes regiões do Estado.
O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc apresenta a proposta de redução da carga horária em sala de aula do professor e, consequentemente, a ampliação do tempo destinado ao planejamento.