Da Defensoria Pública do Estado do Tocantins
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça – SenaconMJ, divulgou o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2011, que soma 153.094 reclamações contra mais de 19 mil empresas. Das 10 primeiras colocadas no ranking, oito atuam no Tocantins.
Estas reclamações são registradas através do Sistema Nacional de Informações Defesa do Consumidor – SINDEC, o qual institui uma base de dados nacional e estadual que disponibiliza informações e gráficos em tempo real das reclamações atendidas e não atendidas, formalizadas através de procedimentos administrativos adotados quando não se obtém êxito em uma tentativa preliminar de solução da demanda, ou quando há prática reincidente de algum fornecedor em determinado problema.
As 10 primeiras empresas são: Eletropaulo,1º lugar; TAM Linhas Aéreas, 2º lugar; Hipermercado Carrefour, 3º lugar; Banco Pan Americano, 4º lugar; Caixa Econômica Federal, 5º lugar; Bancos do Brasil, Votorantim, BV Financeira e Mapfre, todas em 6º lugar; Unimed, 7º; CitiBack, 8º; Nokia 9º; e em 10º lugar as empresas Submarino, Americanas, Shop Time e B2W.
O Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública – NUDECON, orienta os consumidores tocantinenses a ficarem atentos e sempre consultarem o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2011, por meio do site www.mj.gov.br/sindec, antes de efetuarem a compra de produtos ou a contratação de serviços.
Segundo o Coordenador do NUDECON, Edivan de Carvalho Miranda, as informações contidas neste cadastro só materializam o desrespeito para com os consumidores, por isso é necessário evitar manter qualquer relação de consumo com as empresas constantes neste cadastro.
Vale ainda informar que essas informações serão utilizadas pelo NUDECON como instrumento para propositura de Ações Civis Públicas.