Ensino Geral

Festa junina inspira escolha dos livros didáticos em Tocantins

A criatividade, aliada a muito trabalho, foi a fórmula usada pela diretoria regional de ensino de Araguaína, Tocantins, para estimular a escolha dos livros didáticos que os estudantes usarão de 2010 a 2012. Responsável pela administração de 161 escolas municipais e 83 estaduais, em 16 cidades, a diretoria organizou uma série de atividades para divulgar as orientações encaminhadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prazo para a indicação das obras termina no domingo, dia 28. “Como a época da escolha ocorre no meio do ano, procuramos aliar os festejos juninos a um trabalho de conscientização de professores e gestores sobre a importância do livro didático no processo de ensino-aprendizagem”, explica Maria do Carmo de Oliveira Camargo, técnica de gestão do livro.

Bandeirinhas de são-joão, colocadas nas escolas ligadas à regional de ensino, contêm explicações sobre os procedimentos de escolha dos livros. Nas brancas, há informações sobre acervos disponíveis e turmas a serem atendidas durante a escolha. Nas amarelas, dicas de cuidados com a senha para registro da opção na página eletrônica do FNDE na internet. Nas azuis, esclarecimentos sobre a confirmação dos títulos escolhidos no momento do recebimento do material. Outros exemplos de iniciativas da regional são a carta gigante e os balões juninos culturais, adotados em 2007 para estimular o debate sobre a escolha do livro. “Fizemos um caminho com fitas, cartazes, balões e setas indicativas, desde a rua até a entrada da diretoria regional, onde estava exposta a carta”, afirma Maria do Carmo.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa do FNDE

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS